A formação de professores de Ciências Sociais para uso pedagógico de Tecnologias da Informação e Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61383

Palavras-chave:

formação de professores, currículo, Tecnologias de Informação e Comunicação, licenciatura em Ciências Sociais

Resumo

No documento vigente do currículo da educação básica no Brasil, a Base Nacional Comum Curricular, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são recomendadas de maneira transversal, o que implica seu conhecimento por parte de professores de diferentes áreas. Apresenta-se, neste artigo, o resultado de pesquisa que investigou sob quais orientações teóricas o ensino de TIC têm sido previsto em cursos de Licenciatura em Ciências Sociais. Para isso, foram desenvolvidas pesquisas bibliográfica e documental, sendo esta última focada no currículo de três Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da referida Licenciatura. Com base no materialismo histórico-dialético e, principalmente, em Feenberg (2003), observou-se que há discursos de orientação crítica ao longo dos PPC, mas, quando há previsão de disciplinas sobre TIC, suas ementas e objetivos fomentam um ensino instrumental.

Biografia do Autor

Renata Luiza da Costa, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Edudação pela PUC-Goiás (2015). Doutorado-sanduíche na Universidade de Sherbrooke, Canadá, com pesquisa voltada para mediação didática em cursos a distância. Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2005) e graduação em Análise de Sistemas. Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Inhumas, da área de informática. Participa dos grupos de pesquisa Kadjót, NETI e NumBers. Membro de conselhos, comissões e comitê científico de revistas especializadas. Áreas de pesquisa: Educação, Didática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na escola; Educação a Distância; Formação de professores para uso de TDIC; Desenvolvimento de software com ferramentas livres. 

Cláudia Helena dos Santos Araújo, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Pós-doutora em Estudos Culturais pela UFRJ (2020). Mestre em Educação (2008). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2001) e especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela mesma universidade (2005). É associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd. Sócia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e Pesquisadora. Atua no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Educação do IFG, na linha de pesquisa: Teorias Educacionais e Práticas Pedagógicas; e no Mestrado Profissional em rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Educação, Ensino e Formação de Professores, com ênfase em Educação e Tecnologia, Educação Profissional e Tecnológica, Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, Educação Básica e Superior, Educação a Distância, Didática e Formação de Professores. Membro do Kadjót - grupo de estudos entre tecnologias e educação. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA).

Lorenna Silva Oliveira Costa, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Ciências Ambientais, mestre em Educação em Ciências e Matemática e licenciada em Química todos pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências - NEPEC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Inhumas e do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) do IFG - Câmpus Goiânia. Tem experiência na área de Ensino, Ensino de Ciências e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino-aprendizagem na abordagem histórico-cultural, EJA, política educacional e formação de professores.

Referências

ALVES, Luís Alberto Marques. O Estado da História – O ensino. História - Revista da Faculdade de Letras, v. III, n. 2, p. 23-31. 2018. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/5127. Acesso em: 1 ago. 2024.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 15 maio 2020. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.1.621. Acesso em: 1 ago. 2024.

ARRUDA, Eucidio Pimenta; MILL, Daniel Ribeiro Silva. Tecnologias digitais, formação de professores e de pesquisadores na pós-graduação: relações entre as iniciativas brasileiras e internacionais. Educação (UFSM), v. 46, n. 1, 10 mar. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644441203. Acesso em: 1 ago. 2024.

ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. Dos sentidos da tecnologia à convergência com a educação / From the meanings of technology to convergence with education. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 34970–34979, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11227. Acesso em: 2 aug. 2024.

AVERY, Patrícia G. Investigación sobre la enseñanza de las Ciencias Sociales y la Educación del profesorado. In: RUIZ, Rosa Maria A.; GRACIA, Maria Pilar R.; SANZ, Pedro L. Dominguez (coord.). Metodología de investigación em Didáctica de las Ciencias Sociales. Zaragoza: Institución “Fernando el Católico”, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=500326. Acesso em: 2 ago. 2021.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

BRASIL. MEC. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Homologada em 20 de dezembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base/. Acesso em: 08 nov. 2020.

BRASIL. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). 2019.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

BUENO, Denise. Educação e tecnologias no estado de Goiás: o projeto formativo de professores multiplicadores do Programa Nacional de Informática na Educação na concepção dos formadores. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Goiás, 2017.

CARDOSO, Denise Machado; CAÑETE, Voyner Ravena; PRADO, Caio Almeida; OLIVEIRA, Teonila Thais Valente de; MELO, Joyce Medeiros de. Redes sociais e formação docente em ciências sociais. Revista Movendo Ideias, v. 17, n. 2, p. 39-45, 2012. Disponível em: https://revistas.unama.br/Movendo-Ideias/article/view/635. Acesso em: 1 ago. 2024.

CARVALHO, Tereza Cristina Dourado Carrah Vieira; DAVID, Priscila Barros; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. Percepções sobre as políticas públicas de inclusão digital na educação básica durante a pandemia da covid-19: uma análise bibliográfica. Conexões - Ciência e Tecnologia, v. 15, p. 021025, 3 set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2097. Acesso em: 1 ago. 2024.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura: o poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, v. 2. 1999.

CGI.br. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019.

CGI.br. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2019. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020.

ECHALAR; Jhonny David; PEIXOTO, Joana; ALVES FILHO, Marco Antônio. Trajetórias: Apropriação de Tecnologias por Professores da Educação Básica Pública (E-Book). São Paulo: Unijuí, 2020. Disponível em: https://www.editoraunijui.com.br/produto/2284. Acesso em: 24 jun. 2021.

FEENBERG, Andrew. O que é a filosofia da tecnologia? Conferência pronunciada para os estudantes universitários de Komaba, junho de 2003, sob o título de “What is philosophy of technology?”. Tradução de Agustín Apaza, com revisão de Newton Ramos-de-Oliveira. Disponível em: http://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf. Acesso em: 5 abr. 2020.

FERREIRA, Yara da Paixão; TEIXEIRA, João Paulo; AMORIM, Antonio. Perspectiva do uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos na contemporaneidade. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, Salvador, v. 2, n. 3, p. 131-149, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/7682. Acesso em: 20 mar. 2020.

FRANÇA, Fabiane Freire; COSTA, Maria Luisa Furlan; SANTOS, Renata Oliveira dos. As novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional das políticas públicas. ETD - Educação Temática Digital, v. 21, n. 3, p. 645-661, 10 jul. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654687. Acesso em: 1 ago. 2024.

FREITAS, Aline Zorzi Schultheis de. Tecnologias da Informação e Comunicação no Contexto de Formação Inicial de Professores no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho-RO, 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOULART, Elaine da Silva Santos. A integração das TIC no contexto da formação de professores no Brasil: uma análise das grades curriculares dos cursos de pedagogia de universidades públicas federais brasileiras. 2019. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/42041. Acesso em: 20 mar. 2020.

GREMAUD, Amaury P., VASCONCELLOS, Marco A. S de. TONETO JÚNIOR, Rudinei. Economia brasileira contemporânea. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

GUIMARÃES JR., Mário J. L. De pés descalços no ciberespaço: tecnologia e cultura no cotidiano de um grupo social on-line. Horizontes Antropológicos, v. 10, n. 21, p. 123-154, jun. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-71832004000100006. Acesso em: 1 ago. 2024.

HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1989.

HEIDEMANN, Francisco G., SALM, José F. Políticas públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. 3. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2014.

IFG. Instituto Federal de Goiás Câmpus Anápolis. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais. 2018a. Disponível em: http://cursos.ifg.edu.br/info/lic/lic-ciencias-sociais/CP-ANAPOLI. Acesso em:13 mar. 2021.

IFG. Instituto Federal de Goiás Câmpus Formosa. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais. 2018b. Disponível em: http://cursos.ifg.edu.br/info/lic/lic-ciencias-sociais/CP-FOR. Acesso em: 13 mar. 2021.

LEAL, Sayonara de Amorim Gonçalves. Dispositivos de normatização do ensino de sociologia na escola: formação e saberes docentes de licenciandos em ciências sociais no distrito federal. Educação & Sociedade, v. 38, n. 141, p. 1075-1099, 13 abr. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017151279. Acesso em: 1 ago. 2024.

LEITE, Lígia Silva. Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LOPES, Rosemara Perpetua; FÜRKOTTER, Monica. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educação em Revista, v. 32, n. 4, p. 269-296, dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698150675. Acesso em: 1 ago. 2024.

LUCAS, Margarida; BEM-HAJA, Pedro. Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental. Aveiro: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação, 2021. Disponível em: https://rb.gy/2sfgms. Acesso em: 19 jan. 2022.

MALAQUIAS, Arianny Grasielly Baião; DE OLIVEIRA, Natalia Carvalhaes; PEIXOTO, Joana. Tecnologias na educação básica pública a partir da visão do professor. Revista Tecnia, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 108-123, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1040. Acesso em: 1 ago. 2024.

MARINHO, Simão Pedro P. As tecnologias digitais no currículo da formação inicial de professores da educação básica. O que pensam alunos de licenciatura. Relatório técnico de pesquisa. FIP/PUC Minas. Belo Horizonte, mar. 2008. Disponível em: http://portal.pucminas.br/imagedb/mestrado_doutorado/publicacoes/PUA_ARQ_ARQUI20120828101647.pdf. Acesso em: 1 ago. 2024.

MARTINS, Lígia Márcia; LAVOURA, Tiago Nicola. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, v. 34, n. 71, p. 223-239, out. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.59428. Acesso em: 1 ago. 2024.

MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix, 1971.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Livro Azul da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia/Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010.

MORAES, Moema Gomes; PEIXOTO, Joana. Estado do conhecimento como perspectiva crítica para as pesquisas em educação: “educação e tecnologias” em questão. Reflexão e Ação, v. 25, n. 3, p. 321, 9 set. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9722. Acesso em: 1 ago. 2024.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. O impacto das tecnologias de informação na geração do artigo científico: tópicos para estudo. Ciência da Informação, Brasília, v. 23, n. 3 p. 309-317, set./dez, 1994. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/528. Acesso em: 1 ago. 2024.

PARRA, Nélio. Técnicas audiovisuais de educação. São Paulo: Pioneira, 1998.

PEIXOTO, Joana; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 253-268, jan.-mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fKjYHb7qD8nK4MWQZFchr6K/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1 ago. 2024.

POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, v. 1, n. 2, 10 out. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v1i1.186. Acesso em: 1 ago. 2024.

RODRIGUES, Grygena Targino Moreira. O ensino de sociologia na escola pública de João Pessoa: formação docente e estratégias didáticas. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Campina Grande, 2020.

SANTIAGO, Léia Adriana da Silva; GIRALDO, Martha Cecilia Gutiérrez; ESCALANTE, Paulina Latapi. Brasil, Colombia y México: Políticas curriculares recientes para la enseñanza de la historia y las ciencias sociales en la educación básica y la formación inicial del profesorado. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e77023, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.77023. Acesso em: 1 ago. 2024.

SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg; ALVES, José de Pinho; SCHUHMACHER, Elcio. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 3, p. 563-576, jul. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320170030002. Acesso em: 1 ago. 2024.

SKINNER, Burrhus Frederic. Tecnologia do ensino. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1972.

SOUZA, Renato. “Armas disparam, quem mata é o homem”, diz ministro Nunes Marques. Correio Braziliense, 24 jun. 2023. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/06/5104234-armas-disparam-quem-mata-e-o-homem-diz-ministro-nunes-marques.html. Acesso em: 22 out. 2023.

UFG. Universidade Federal de Goiás. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais. 2018. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/106/o/PPC_2020_Licenciatura_em_Ci%C3%AAncias_Sociais_12.2019.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.

VIEIRA, Cristiano Rogério; PEDRO, Neuza. TIC na formação inicial de professores em Portugal. Revista e-Curriculum, v. 20, n. 1, p. 347-371, 30 mar. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p347-371. Acesso em: 1 ago. 2024.

VIEIRA, Francisca Lindvania da Silva; FREIRE, Emmanuel. Uma Análise dos Cursos de Licenciatura sobre a Formação Docente para Utilização das TICs na Educação. In: XXIV Workshop de Informática na Escola. Anais... Fortaleza, Sociedade Brasileira de Computação. 2018. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/issue/view/179. Acesso em: 1 ago. 2024.

ZUIN, Antônio A. S. Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.80158. Acesso em: 1 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Edição

Seção

Artigos