A Inserção do Pensamento Computacional nos Currículos do Novo Ensino Médio no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61426

Palavras-chave:

currículo, novo Ensino Médio, pensamento computacional

Resumo

No Brasil, a necessidade de inclusão do Pensamento Computacional (PC) nos currículos se deu com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) homologada em 2018. A ausência de detalhamento demandou uma norma complementar, em 2022. Nesse contexto, investiga-se como o PC foi retratado nos referenciais curriculares elaborados pelas redes estaduais de ensino e quais as estratégias adotadas para sua incorporação. A pesquisa é documental e se utiliza da análise de conteúdo de Bardin para categorização das abordagens. Após avaliação dos referenciais, constatou-se que poucos estados como Paraná, Minas Gerais e Pernambuco criaram componentes curriculares obrigatórios dedicados ao tema. No geral, há uma abordagem superficial do PC, com a reprodução da perspectiva presente na BNCC e na Portaria 1.432. O tema aparece associado à área da matemática e ao ensino de programação, o que pode subdimensionar seu campo de aplicação.

Biografia do Autor

Kennedy Ferreira Araújo, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC e mestre em Gestão e Tecnologia Industrial pelo CIMATEC. Trabalha como professor no IFC lecionando unidades curriculares voltadas a área de informática.

Tatiana da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Física pela UFRJ. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Física da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Atuou como Coordenadora de Área do PIBID Física/UFSC e avaliadora de Objetos Educacionais Digitais (OEDs) PNLD em 2015 e 2021.

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2024-08-01

Edição

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Artigos