As Tecnologias Digitais na Educação
uma análise da legislação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61532Palavras-chave:
tecnologia, legislação, educação brasileira, pesquisa qualitativaResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a forma como as tecnologias digitais de informação e comunicação são abordadas na legislação educacional brasileira. Para tanto, utilizou-se de uma abordagem qualitativa e de uma pesquisa documental acerca dos documentos oficiais que norteiam a educação brasileira. Os resultados apontam que as tecnologias são referenciadas em todos os documentos consultados, alguns de forma mais superficial, outros de forma um pouco mais abrangente e ora com uma visão de tecnologia enquanto artefato técnico, enfatizando os aspectos instrumentais e ora buscando uma abordagem sociocultural, como resultado das necessidades humanas e de sua cultura. A tecnologia já é mencionada há décadas na legislação educacional brasileira, o desafio agora é integrá-la de fato, no processo de ensino e de aprendizagem e em consonância com os objetivos educacionais.
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