O currículo da educação infantil na Base Nacional Comum Curricular em tempos de reformas educacionais e de empresariamento da educação pública brasileira

Autores

  • Tiago Nicola Lavoura Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) https://orcid.org/0000-0003-4382-0415
  • Vívian Santos Gomes Secretaria Municipal de Educação de Itabuna-BA

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e64149

Palavras-chave:

base nacional comum curricular, neoliberalismo, currículo, educação infantil

Resumo

A pesquisa objetiva analisar o avanço da reforma educacional empresarial brasileira e a particularidade da Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil, considerando a problemática da nova ordem mundial educacional neoliberal. É um estudo de natureza teórico-conceitual com as fontes bibliográficas e documentais apreendidas por meio de análise de discurso. O referencial teórico assenta-se na teoria social crítico-dialética (Behring, 2008; Freitas, 2018; Laval, 2019; Saviani, 2011, dentre outros), e analisa a política internacional e nacional da reforma educacional e sua fundamentação pedagógica e didática. Os resultados permitem inferir relações entre a crise estrutural do capital, o avanço da ideologia neoliberal e sua expressão política educacional, a elaboração da BNCC enquanto parte da reforma educacional empresarial brasileira, e alguns impactos da BNCC no currículo da educação infantil.

Biografia do Autor

Tiago Nicola Lavoura, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado Profissional da UESC. Pós-doutor em Educação Escolar pela UNESP-Araraquara. Pós-doutor em Educação e Psicologia pela Universidade de Aveiro-Portugal. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Humana e Educação Física - GEPEFEF UESC.

Vívian Santos Gomes, Secretaria Municipal de Educação de Itabuna-BA

Professora da rede municipal pública de ensino de Itabuna-BA. Mestre em Educação - Mestrado Profissional pela UESC.

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Publicado

2024-12-13

Edição

Seção

Artigos