Os “nós" da formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura
qual o lugar ocupado pela EJA?
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65681Palavras-chave:
EJA, formação inicial docente, ementas , licenciaturas , UFFSResumo
Este artigo discute a formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura dos cinco câmpus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Objetiva-se discutir (e problematizar) como os cursos abordam a modalidade da EJA em seus PPC’s, considerando sua importância como um campo de atuação dos seus egressos. Autores como Arroyo (2006), Freire (1996), Soares (2011), Ventura (2012), entre outros, contribuem para a discussão teórica traçada. A abordagem da pesquisa é qualitativa e caracteriza-se como documental. Observa-se que, dentre os trinta cursos analisados, apenas sete apresentam disciplinas específicas relacionadas à EJA, o que revela o lugar (ainda) marginal para essa modalidade de ensino nos cursos de formação inicial de professores em torno dos compromissos demandados por esse público.
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