Reforma do Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica
a desconstrução da proposta curricular de formação humana integral
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65923Palavras-chave:
reforma do ensino médio, educação profissional e tecnológica, currículo integrado, formação humana integralResumo
Este artigo objetiva discutir os modos pelos quais a Reforma do Ensino Médio (REM) pode estabelecer obstáculos para a construção da perspectiva da formação humana integral no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, e aprofundar, dessa maneira, as desigualdades educacionais já existentes. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em educação, ancorada em dados bibliográficos e documentais. O aporte teórico está baseado em Freire (2023), Bourdieu (2015) e Ramos (2008). O estudo aporta à ideia de que o propósito da REM é reconfigurar a educação brasileira, reduzindo, ainda mais, a responsabilidade do Estado em termos de garantias dos direitos sociais, e ampliando seu papel para regular os interesses predominantes do grande capital, com destaque para o setor financeiro e especulativo.
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