Percepção de estudantes universitários sobre o ensino remoto em uma universidade pública
impactos na docência e na aprendizagem dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65956Palavras-chave:
pandemia de Covid-19, ensino remoto, autorregulação da aprendizagem, ensino superiorResumo
O objetivo deste artigo foi avaliar a percepção de universitários sobre o ensino remoto durante o isolamento social em decorrência da pandemia de covid-19. Aplicou-se questionário aos estudantes em condições de vulnerabilidade em uma universidade pública da região Centro-Oeste do Brasil, em novembro de 2020 (n = 623). A oportunidade de continuar estudando foi relatada como aspecto positivo por 70,6%, e a dificuldade de prestar atenção nas aulas devido a distrações foi mencionada como aspecto negativo (59,9%). Os discentes relataram que atribuem a si mesmos a responsabilidade por potencializar sua própria aprendizagem, por considerarem que a melhora de seu aprendizado depende deles mesmos. O artigo discute os resultados à luz das contribuições da teoria da aprendizagem autorregulada e traz recomendações para o uso adequado de estratégias de aprendizagem no ensino superior.
Palavras-chave: pandemia da COVID-19; ensino remoto; autorregulação da aprendizagem; ensino superior.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; ASSIS, Maria Paulina de. A apropriação das TIC na perspectiva da emancipação: da exclusão para a inclusão digital na escola. In: COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. (ed.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: TIC Educação. São Paulo: CGI.BR, 2012. p. 81-88.
AMARAL, Eliana; POLYDORO, Soely. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp–Brasil. Linha Mestra, [s. l.], v. 14, n. 41a, p. 52-62, 2020. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/392/0. Acesso em: 10 abr. 2023.
ASSIS, Maria Paulina de. Learning Design – conceitos, métodos e ferramentas. 2011. 231 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9573. Acesso em: 8 abr. 2023.
ASSIS, Maria Paulina de; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Learning design e tecnologias: criação de ambientes colaborativos para a aprendizagem. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 44, p. 47-56, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170005. Acesso em: 8 abr. 2023.
ASSIS, Maria Paulina de; LEÃO, Graciele Cristina Silva; COSTA, Elis Regina da; ALMEIDA, Emerson Gervásio de. Percepção do discente em condições de vulnerabilidade socioeconômica sobre o ensino híbrido em tempos de covid-19 em universidade pública. Revista Foco, [s. l.], v. 16, n. 3, p. 1-10, 2023. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/1389. Acesso em: 10 abr. 2023.
BOND, Melissa; BEDENLIER, Svenja; MARIN, Victoria; HÄENDEL, Marion. Emergency remote teaching in higher education: mapping the first global online semester. International Journal of Educational Technology in Higher Education, [s. l.], v. 18, n. 50, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41239-021-00282-x. Acesso em: 10 abr. 2023.
BOZKURT, Aras; JUNG, Insung; XIAO, Junhong; VLADIMIRSCHI, Viviane; SCHUWER, Robert; EGOROV, Gennady; LAMBERT, Sarah; AL-FREIH, Maha; PETE, Judith; OLCOTT, Don; RODES, Virginia; ARANCIAGA, Ignacio; BALI, Maha; ALVAREZ, Abel; ROBERTS, Jennifer; PAZUREK, Angelica; RAFFAGHELLI, Juliana Elisa; PANAGIOTOU, Nikos; DE COËTLOGON, Perrine; SHAHADU, Sadik; BROWN, Mark; ASINO, Tutaleni; TUMWESIGE, Josephine; RAMÍREZ REYES, Tzint; BARRIOS IPENZA, Emma; OSSIANNILSSON, Ebba; BOND, Melissa; BELHAMEL, Kamel; IRVINE, Valerie; SHARMA, Ramesh; ADAM, Taskeen; JANSSEN, Ben; SKLYAROVA, Tatiana; OLCOTT, Nicoleta; AMBROSINO, Alejandra; LAZOU, Chrysoula; MOCQUET, Bertrand; MANO, Mattias; PASKEVICIUS, Michael. A global outlook to the interruption of education due to COVID-19 pandemic: Navigating in a time of uncertainty and crisis. Asian Journal of Distance Education, [s. l.], v. 15, n. 1, 1-126, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.3878572. Acesso em: 10 abr. 2023.
BRANDÃO, Gisllayne Cristina de Araújo. Desenvolvimento de um modelo híbrido de aprendizagem autorregulada para a educação mediada por tecnologias. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) – Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/items/baaf5566-13bb-47ec-8bea-868ab42e0df0. Acesso em: 20 out. 2025.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 137, p. 5, 20 jul. 2010.
BRYMAN, Alan. Social Research Methods. New York: Oxford University Press, 2008.
COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. [S. l.]: Routledge, 2017.
COSTA, Elis Regina da; ASSIS, Maria Paulina de. Estratégias de aprendizagem de universitários de cinco cursos de formação de professores. Concilium, [s. l.], v. 22, n. 3, p. 740-755, 2022.
COSTA, Elis Regina da; ASSIS, Maria Paulina de; TEIXEIRA, Isabela Victória. Estratégias de autorregulação da aprendizagem e formação de professores: revisão sistemática do período 2014-2019. Pro-Posições, Campinas, v. 33, p. 1-33, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2020-0070. Acesso em: 20 out. 2025.
CUBAN, Larry. Computers meet classroom: Classroom wins. Teachers College Record, [s. l.], v. 95, p. 185-210, 1993.
CUBAN, Larry. Teachers and Machines – The classroom Use of Technology Since 1920. New York: Teachers college Press, 1986.
FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS. Subsídios para atuação do(a) assistente social na análise socioeconômica no âmbito da Assistência Estudantil das Instituições Federais de Ensino Superior. Goiânia: FONAPRACE, ANDIFES, Cegraf UFG, 2021. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/688/o/Subs%C3%ADdios_para_atua%C3%A7%C3%A3o_do%28a%29_assistente_social_na_an%C3%A1lise_socioecon%C3%B4mica_no_%C3%A2mbito_da_assist%C3%AAncia_estudantil_das_Institui%C3%A7%C3%B5es_Federais_de_Ensino_Superior.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.
GONZÁLEZ, Carlos; PONCE, Daniel; FERNÁNDEZ, Violeta. Teachers’ experiences of teaching online during COVID-19: implications for postpandemic professional development. Educational technology research and development, [s. l.], n. 71, p. 55-78, 2023. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s11423-023-10200-9.pdf. Acesso em: 20 out. 2025.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning Friday. EDUCAUSE Review, [s. l.], 27 mar. 2020 Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning. Acesso em: 8 abr. 2023.
HUANG, Ronghuai; LIU, Dejian; TLILI, Ahmed; YANG, Junfeng; WANG, Huanhuan (org.). Handbook on facilitating flexible learning during educational disruption: The Chinese experience in maintaining undisrupted learning in COVID-19 Outbreak. Beijing: Smart Learning Institute of Beijing Normal University, 2020. Disponível em: https://iite.unesco.org/wpcontent/uploads/2020/03/Handbook-on-Facilitating-Flexible-Learning-in-COVID-19-OutbreakSLIBNU_V2.0_20200324.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020.
KENSKI, Vani Moreira; MEDEIROS, Rosangela Araújo; ORDÉAS, Jean. Ensino superior em tempos mediados pelas tecnologias digitais. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 141-152, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9872. Acesso em: 8 abr. 2023.
LIMA, Thaynna Sandy Souza; MARTINS, Remerson Russel. Automonitoramento e autorregulação no ensino remoto emergencial. Perspectivas em Psicologia, Uberlândia, v. 25, n. 2, p. 89-106, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/62045. Acesso em: 8 abr. 2023.
MEANS, Barbara; NEISLER, Julie. Suddenly online: a national survey of undergraduates during the covid-19 pandemic. [S. l.]: Digital Promise; Lander Research, 2020. Disponível em: https://everylearnereverywhere.org/wp-content/uploads/Suddenly-Online_DP_FINAL.pdf. Acesso em: 20 out. 2025.
MOOS, Daniel Charles. Emerging classroom technology: Using self-regulation principles as a guide for effective implementation. In: SCHUNK, Dale H.; GREENE, Jeffrey A. (ed.). Handbook of self-regulation of learning and performance. 2. ed. [S. l.]: Routledge, Taylor & Francis, 2018. p. 243-253.
MORAIS, Felippie Anthonio Fediuk da; BRITO, Glaucia da Silva. Alunos e a reconfiguração da presencialidade em tempos de cibercultura: análise de relatos em redes sociais sobre as dificuldades no ensino remoto em tempos de pandemia. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, n. 4, p. 404-427, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52233. Acesso em: 20 out. 2025.
MUNIZ, Fausto José de Araújo. Inferências do ensino híbrido em processos de autorregulação da aprendizagem entre pós-graduandos do ensino de ciências. 2021. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42960. Acesso em: 20 out. 2025.
O’KEEFE, Lynette; RAFFERTY, Jennifer; GUNDER, Angela; VIGNARE, Karen. Delivering high-quality instruction online in response to COVID-19: Faculty playbook. [S. l.]: Every Learner Everywhere, 2020. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED605351.pdf. Acesso em: 20 out. 2025.
OLIVEIRA, Gabriella; TEIXEIRA, Jorge Grenha; TORRES, Ana; MORAIS, Carla. An exploratory study on the emergency remote education experience of higher education students and teachers during the COVID‐19 pandemic. British Journal of Educational Technology, [s. l.], v. 52, n. 4, p. 1357-1376, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34219758/. Acesso em: 20 out. 2025.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Education: From COVID-19 school closures to recovery. UNESCO, [s. l.], 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 10 abr. 2023.
SANDARS, John; CORREIA, Raquel; DANKBAAR, Mary; DE JONG, Peter; GOH, Poh Sun; HEGE, Inga; MASTERS, Ken; OH, So-Young; PATEL, Rakesh; PREMKUMAR, Kalyani; WEBB, Alexandra; PUSIC, Martin. Twelve tips for rapidly migrating to online learning during the COVID-19 pandemic. MedEdPublish, v. 9, n. 82, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15694/mep.2020.000082.1. Acesso em: 10 abr. 2023.
SCHUNK, Dale H. Goal setting and self-efficacy during self-regulated learning. Educational Psychologist, [s. l.], v. 25, n. 1, p. 71–86. 1990. Disponível em: https://doi.org/10.1207/s15326985ep2501_6. Acesso em: 20 out. 2025.
SCHUNK, Dale H.; ZIMMERMAN, Barry J. Self-regulation in education: Retrospect and prospect. In: SCHUNK, Dale H.; ZIMMERMAN, Barry J. (ed.). Self-regulation of learning and performance: Issues and educational applications. New York: Routledge, Taylor & Francis, 1994. p. 305-314.
SILUS, Alan; FONSECA, Angelita Leal de Castro; JESUS, Djanires Lageano Neto de. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19: repensando a prática docente. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 1-17, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5336. Acesso em: 8 abr. 2023.
SILVA, Beatriz Negrelli da; VILELA, Nágila Giovanna Silva. Autorregulação, motivação e qualidade de vida dos discentes de Ciências Contábeis no ensino remoto. Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão, Ibirama, v. 11, n. 21, p. 21-37, dez. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5965/2764747111212022021. Acesso em: 10 abr. 2023.
SINGH, Jitendra; STEELE, Keely; SINGH, Lovely. Combining the best of online and face-to-face learning: Hybrid and blended learning approach for COVID-19, post vaccine, & post-pandemic world. Journal of Educational Technology Systems, [s. l.], v. 50, n. 2, p.140-171, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/00472395211047865. Acesso em: 20 out. 2025.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO. Resolução UFCAT no 006/2020/. Dispõe sobre a suspensão, por tempo indeterminado, dos calendários acadêmicos 2020 dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), e dá outras providências. Catalão: UFCAT, [2020]. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/610/o/03.27_-_RESOLU%C3%87%C3%83O_UFCAT_N.%C2%BA_0062020.pdf. Acesso em: 20 out. 2025.
ZIMMERMAN, Barry J. Academic studying and the development of personal skill: a self-regulatory perspective. Educational Psychologist, v. 33, n. 2/3, p. 73-86, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista e-Curriculum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.






