Análise comparativa do componente curricular Coordenação Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65971

Palavras-chave:

coordenação pedagógica, currículo, estudo comparado

Resumo

A pesquisa questiona se a formação inicial empenhada no âmbito da Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE) é capaz de estimular o quefazer do coordenador pedagógico. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar, comparativamente, a programação do componente curricular Coordenação Pedagógica desse curso, presentes nos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de 2012 e 2017. Para isso, utilizou-se de um levantamento documental exploratório, com análise comparativa, descritiva. A análise permitiu perceber que a previsibilidade programática é similar na ementa e no referencial bibliográfico e distinta na carga horária, no conteúdo proposto e nas competências e habilidades. Conclui-se, portanto, que há uma relação entre a teorização e a reflexão que atravessa os conteúdos associados aos estágios obrigatórios em Gestão Escolar que permite uma ação-reflexão do educando.

Biografia do Autor

Jayrlla Stefane Alves Barros, Universidade de Pernambuco (UPE) campus Petrolina

Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação Superior de Pernambuco. Professora do Colégio Santa Afra

Michela Caroline Macêdo , Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina

José Almir do Nascimento, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina

Amarildo Muniz Malvezzi, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

Barros, J. S. A., Macêdo , M. C., Nascimento, J. A. do, & Malvezzi, A. M. (2025). Análise comparativa do componente curricular Coordenação Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco. Revista E-Curriculum, 23, e65971. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65971

Edição

Seção

Artigos