Análise comparativa do componente curricular Coordenação Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65971Palavras-chave:
coordenação pedagógica, currículo, estudo comparadoResumo
A pesquisa questiona se a formação inicial empenhada no âmbito da Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE) é capaz de estimular o quefazer do coordenador pedagógico. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar, comparativamente, a programação do componente curricular Coordenação Pedagógica desse curso, presentes nos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de 2012 e 2017. Para isso, utilizou-se de um levantamento documental exploratório, com análise comparativa, descritiva. A análise permitiu perceber que a previsibilidade programática é similar na ementa e no referencial bibliográfico e distinta na carga horária, no conteúdo proposto e nas competências e habilidades. Conclui-se, portanto, que há uma relação entre a teorização e a reflexão que atravessa os conteúdos associados aos estágios obrigatórios em Gestão Escolar que permite uma ação-reflexão do educando.
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
BARROS, Maria do Desterro Melo da Rocha Nogueira; LOPES, Laurielene Cardoso da Silva; CARVALHÊDO, Josania Lima Portela. Apontamentos históricos da trajetória do coordenador pedagógico no brasil. Anais VIII FIPED. Campina Grande: Realize, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25006. Acesso em: 11 jun. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 01 fev. 2021.
FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação: Sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos R. (org.). O educador: vida e morte. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1982. p. 91-101.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GARBOSA, Helena Gutoch. O trabalho do coordenador pedagógico (professor-pedagogo) no período de iniciação: dilemas e dificuldades no ensino público estadual de Ponta Grossa. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.
LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educare ET educare, v. 2, n. 4, p. 77-99, 2007. Disponível em:https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/16655/document%20%287%29.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 12 dez. 2023.
OLIVEIRA, Juscilene da Silva; GUIMARÃES, Márcia Campos Moraes. O papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. Revista Científica do Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues, Rio Verde, p. 95-103, jan. 2013. Disponível em: http://educamoc.com.br/ckfinder/files/6%20-%20O%20PAPEL%20DO%20COORDENADOR%20PEDAG%C3%93GICO%20NO%20COTIDIANO%20ESCOLAR.pdf. Acesso em: 25 nov. 2025.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, v.42, n.147, p.754-771, set./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WPF5PzGd5zS3QWZPYNhWYDQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 04 set. 2024.
RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 12. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
SAVIANI, Demerval. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.) Supervisão Educacional para uma escola de qualidade. São Paulo: Cortez, 1999. p. 13-38.
SILVA, Ana Paula dos Santos. A coordenação pedagógica no contexto da realidade escolar brasileira. 2013. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
SILVA, Genilda Maria da. Reflexões sobre o itinerário formativo de pedagogos: os sentidos atribuídos à interdisciplinaridade. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Pernambuco, Petrolina, 2019.
TEIXEIRA, Cristiane de Souza Moura. Ser ‘o faz-tudo’ na escola: significações produzidas sobre o trabalho do coordenador pedagógico na escola pública. Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2020.
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Petrolina, PE, 2012. Disponível em: https://www.upe.br/petrolina/graduacao/cursos/licenciatura-em-pedagogia/. Acesso em: 05 jan. 2024.
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Projeto Pedagógico de Curso: Licenciatura em Pedagogia – campus Petrolina, PE, 2017. Disponível em: https://www.upe.br/petrolina/graduacao/cursos/licenciatura-em-pedagogia/. Acesso em: 05 jan. 2024.
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Universidade de Pernambuco campus Petrolina-PE: História. Disponível em: http://www.upe.br/petrolina/campus/historia. Acesso em: 08 dez. 2023.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2007.
VENAS, Ronaldo Figueiredo. A transformação da Coordenação Pedagógica ao longo das décadas de 1980 e 1990. VI Colóquio Internacional “Educação e contemporaneidade. São Cristovão-SE. 2012. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10116/48/47.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista e-Curriculum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.






