A permanente construção da adesão à Pedagogia Crítico-Libertadora
trajetórias de educadoras freireanas em foco
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e68667Palavras-chave:
Paulo Freire, história oral, histórias de vida e profissionais de professoras, educação humanizadoraResumo
O pensamento freireano inspira mudança de práticas, na direção da humanização. O estudo em foco teve como objeto a trajetória de vida de duas educadoras nacionalmente reconhecidas por suas produções e práticas fundamentadas pela proposta de Paulo Freire. Centrou-se na questão: Que contextos e decisões de vida favoreceram ou dificultaram o desenvolvimento de uma práxis docente crítico-libertadora? O quadro teórico integra Freire (1987), Meihy (2021), Chizzotti (2003), e outros. De abordagem qualitativa, inspirou-se na História Oral. Os achados evidenciam que a adesão consciente à pedagogia freireana é opção de vida que transcende a educação formal e a prática profissional, pois envolve a ampliação do compromisso ético-político dos sujeitos que, por meio da práxis, passam a compreender que a luta por uma sociedade mais justa transborda a sala de aula.
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