A permanente construção da adesão à Pedagogia Crítico-Libertadora

trajetórias de educadoras freireanas em foco

Autores

  • Fernanda Quatorze Voltas Universidade Católica de Santos
  • Sérgio Pereira Nogueira Júnior Colégio Liceu Santista
  • Alexandre Saul Universidade Católica de Santos https://orcid.org/0000-0003-0021-8934

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e68667

Palavras-chave:

Paulo Freire, história oral, histórias de vida e profissionais de professoras, educação humanizadora

Resumo

O pensamento freireano inspira mudança de práticas, na direção da humanização. O estudo em foco teve como objeto a trajetória de vida de duas educadoras nacionalmente reconhecidas por suas produções e práticas fundamentadas pela proposta de Paulo Freire. Centrou-se na questão: Que contextos e decisões de vida favoreceram ou dificultaram o desenvolvimento de uma práxis docente crítico-libertadora? O quadro teórico integra Freire (1987), Meihy (2021), Chizzotti (2003), e outros. De abordagem qualitativa, inspirou-se na História Oral. Os achados evidenciam que a adesão consciente à pedagogia freireana é opção de vida que transcende a educação formal e a prática profissional, pois envolve a ampliação do compromisso ético-político dos sujeitos que, por meio da práxis, passam a compreender que a luta por uma sociedade mais justa transborda a sala de aula.

Biografia do Autor

Fernanda Quatorze Voltas, Universidade Católica de Santos

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) . Professora Permanente do Programa de Pós-Gradauação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Santos, Santos/SP.

Sérgio Pereira Nogueira Júnior, Colégio Liceu Santista

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Santos. É vice-diretor e coordenador de pastoral do Colégio Liceu Santista, Santos/SP.

Alexandre Saul, Universidade Católica de Santos

Doutor em Educação: Currículo pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graducação Stricto Sensu da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Coordenador da Cátedra Paulo Freire da UniSantos, Santos/SP.

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Artigos