Mundo comum, mundo de ninguém
a aposta em um movimento desconstrutivo da Democracia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69009Palavras-chave:
democracia, diferença, comum, currículoResumo
Neste estudo teórico, argumenta-se que a construção histórica da democracia moderna fortalece uma ideia de “comum” que fundamenta projetos de realidade em diversas propostas curriculares. Dialogando com referenciais pós-estruturais e pós-fundacionais, aponta-se que as ordens hegemônicas estão em constante disputa por significação na educação. É importante trabalhar com o que escapa do controle para reforçar a construção democrática como “porvir”, prometendo a inclusão do outro como pura alteridade. Questiona-se a fantasia de mudar o mundo educando as crianças para um futuro inexistente, pois o presente está sempre sendo reescrito e disputado. Assume-se a discursividade como caminho para ampliar significações, em que tensionamentos são produtivos para refletir sobre necessidades impossíveis de posições comprometidas com a abertura à diferença nos processos educativos e políticas curriculares.
Referências
ARENDT, Hannah. The crisis in education. In: ARENDT, Hannah. Between past and future: Six exercises in political thought. New York: Viking Press, 1961. p. 173–196.
ARENDT, Hannah. Responsabilidade e Julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BHABHA, Homi. O Local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: A educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 07 nov. 2024.
BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
BUTLER, Judith. Vidas precárias: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
CHERRYHOLMES, Cleo. Power and criticism: poststructural investigations in education. New York: Teachers College Press, 1988.
COSTA, Hugo Heleno Camilo. Conhecimento como resposta curricular à alteridade. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
COSTA, Hugo Heleno; LOPES, Alice Casimiro. O conhecimento como resposta curricular. Revista Brasileira de Educação, v. 27, e270024 2022, p. 1-23, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270024. Acesso em 07 nov. 2024.
CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da. Conexão entre currículo e avaliação como ficção de controle da identidade. In: FRANGELLA, Rita de Cássia (org.). Currículo, formação e avaliação – redes de pesquisa em negociação. Curitiba: CRV, 2016. p. 111-128.
DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Campinas: Papirus, 1991.
DERRIDA, Jacques. Pensar a desconstrução. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.
DERRIDA, Jacques. Torres de Babel. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
DERRIDA, Jacques. Força de lei: o fundamento místico da autoridade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DERRIDA, Jacques. Memórias de Cego: O auto-retrato e outras ruínas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2014.
GIMENO SACRISTÁN, José. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed Sul, 1999.
LACLAU, Ernesto. Emancipação e Diferença. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011.
LACLAU, Ernesto. A razão populista. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo, Intermeios, 2015.
LEMOS, Guilherme Augusto Rezende; PEREIRA, Talita Vidal. Sobre a arbitrariedade das decisões pedagógicas: currículo e economía como campo semântico. In: PEREIRA, Talita Vidal. (org.). Avaliação Pedagógica. Limites e possibilidades. Curitiba: CRV, 2021. p. 109-127.
LONTRA, Viviane. Travessias de (des)formação: encantos, descobertas, invenções e(m) encontros com o outro. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Alice Casimiro. Teorias Pós-Críticas, Política e Currículo. Educação, Sociedade & Culturas, n. 39, p. 7-23, 2013. Disponível em: https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/311/291. Acesso em: 07 nov. 2024.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
MACEDO, Elizabeth. Currículo: Política, Cultura e Poder. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, p. 98-113, 2006. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss2articles/macedo.pdf. Acesso em: 07 nov. 2024.
MACEDO, Elizabeth. Base nacional curricular comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p.1530-1555, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/21666/15916. Acesso em: 07 nov. 2024.
MACEDO, Elizabeth. Currículo, cultura e diferença. In: LOPES, Alice C.; De ALBA, Alícia. (org.). Diálogos curriculares entre Brasil e México. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014. p. 83-101.
MACEDO, Elizabeth. Mas a escola não tem que ensinar? Conhecimento, reconhecimento e alteridade na teoria do currículo. Currículo sem fronteiras, v. 17, n. 3, p. 539-554, 2017. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss3articles/macedo.pdf. Acesso em: 07 nov. 2024.
MACEDO, Elizabeth. Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação. Retratos Da Escola, v. 13, n. 25, p. 39–58, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/967. Acesso em: 07 nov. 2024.
MOUFFE, Chantal. O regresso do político. Lisboa: Gradiva, 1996.
MOUFFE, Chantal. Por um modelo agonístico de democracia. Rev. Soc. Polit., Curitiba, n. 25, p. 165-175, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/k5cVRT5zZcDBcYpDCTxTMPc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 nov. 2024.
PEREIRA, Talita Vidal. Gramática e Lógica: jogo de linguagem que favorece sentidos de conhecimento como coisa. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 600-616, 2017. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss3articles/pereira.pdf. Acesso em: 07 nov. 2024.
PEREIRA, Talita Vidal. Políticas e práticas avaliativas: outras possibilidades de interpretar antigos problemas. Currículo sem Fronteiras, v. 23, e1151, 2023. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol23articles/1151.pdf. Acesso em: 07 nov. 2024.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1984.
SOUZA, Paulo Rogério de; FERREIRA, Magda Mariade Marchi; BARROS, Marta Silene Ferreira. História da educação pública como instrumento da formação burguesa. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 9, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009, p. 488-498. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2475_1142.pdf. Acesso em: 05 jan. de 2024.
YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 151, p. 190-202, 2014. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2707/2659. Acesso em: 03 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista e-Curriculum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.






