Educação de Jovens e Adultos

políticas, currículo e prática docente em escola pública da cidade de São Paulo

Autores

  • Nadia Dumara Ruiz Silveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Tânia Regina da Silva Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e69400

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, currículo, prática docente, formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa com objetivo de analisar a implementação do Currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas articulações com a prática docente e formação de professores que atuam no Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Paulo.  O problema instigador do estudo remete-se a questões pertinentes a políticas públicas da educação, perfil de educandos, formação de professores e currículo da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo. Os procedimentos metodológicos utilizados incluíram análise de documentos e realização de entrevistas com gestores em exercício no lócus da pesquisa. Os resultados ressaltam a importância de uma formação docente interdisciplinar, fundamentada na concepção de professor reflexivo, considerando questões culturais e identitárias do cotidiano dos estudantes da EJA.

Biografia do Autor

Nadia Dumara Ruiz Silveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Ciências Sociais (USP). Professora titular da Faculdade de Educação (PUC-SP). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (PUC-SP).

Tânia Regina da Silva, Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo

Mestre em Educação e Currículo pela PUC-SP. Coordenadora Pedagógica e Professora de Ensino Fundamental - Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo.

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Publicado

2024-12-23

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Artigos