Percepções vocais relacionadas às alterações hormonais em mulheres

Ana Marcia Vasconcelos, Marta Assumpção de Andrada e Silva, Léslie Piccolotto Ferreira, Fernando Leite de Carvalho e Silva

Resumo


A discussão a respeito das percepções vocais relacionadas às alterações hormonais em mulheres é, ainda, um assunto recente na área fonoaudiológica sendo, então, de grande importância um levantamento da literatura específica existente e pesquisa de campo.
O objetivo deste trabalho foi investigar as relações entre a voz e as alterações hormonais. Realizamos, num primeiro momento, um levantamento bibliográfico sobre as alterações hormonais no ciclo mestrual e suas conseqüências na voz e, num segundo, foram realizadas entrevistas com mulheres para verificar suas percepções sobre o assunto. Médicos ginecologistas também foram entrevistados para complementar as informações sobre o assunto.
Foram entrevistadas quarenta mulheres, contatadas aleatoriamente, por meio de um protocolo elaborado previamente pela pesquisadora. Os médicos ginecologistas entrevistados foram dez, com tempos variados de prática clínica.
Nas respostas dos questionários das mulheres, observamos uma predominância de relatos negativos em relação à percepção de quaisquer mudanças vocais em função de alterações hormonais. Constatou-se uma não associação de mudanças vocais às alterações hormonais. Salvo poucas exceções, a grande maioria das mulheres não percebia nenhuma mudança na voz nos períodos pré-menstrual e menstrual.
O mesmo resultado foi constatado com a maioria dos dez médicos entrevistados, os quais relataram não ter recebido de suas pacientes reclamações e queixas a este respeito. Concluiu-se que seis médicos têm conhecimento teórico e algumas vezes prático de mudanças vocais conseqüentes das alterações hormonais do ciclo menstrual, mas não se interessam por investigação mais minuciosa a este respeito em suas consultas.

Palavras-chave


percepções vocais, ciclo menstrual, alterações hormonais, mulheres, médicos ginecologistas, saúde vocal.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.