PERCEPÇÃO DE FALA E ORTOGRAFIA DE FRICATIVAS NA ESCRITA DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ana Candida Schier Martins Lopes UNESP SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Palavras-chave:

Percepção auditiva, escrita manual, criança

Resumo

Nos últimos vem se expandindo  as investigações sobre a escrita infantil sob diferentes enfoques teórico-metodológicos, a saber: (a) estudos que destacam o papel das chamadas habilidades fonológicas na aquisição da escrita (b) relações de características da escrita com habilidades cognitivas; (c) relações entre aquisição da escrita e processamento auditivo; (d) a função social da escrita; e (e) estudos que propõem uma reflexão linguística associada a contribuições da psicanálise lacaniana acerca da leitura e da escrita. Nesse cenário de investigações sobre escrita infantil, um destaque deve ser feito: trata-se daquelas investigações que apontam para possíveis relações entre aquisição da escrita e características auditivas. Nesse sentido, pesquisadores do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a linguagem (GPEL/CNPq), sediado na FFC/UNESP, têm chamado a atenção para a importância de aspectos perceptuais-auditivos possivelmente envolvidos em flutuações ortográficas na escrita infantil. Desse modo, o presente estudo orientou-se pelos seguintes objetivos: (1) verificar o desempenho perceptual auditivo e o desempenho ortográfico de 20 crianças do 1º e do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública, no que se refere à identificação de erros em contrastes fônicos entre as fricativas do Português brasileiro; e (2) verificar em que medida esses dois tipos de desempenhos se relacionam. Esta pesquisa – justifica-se pela escassez de estudos sobre a aquisição perceptual de contrastes fonológicos do português brasileiro em crianças e de sua relação com a aquisição da ortografia e pela contribuição que pode fornecer ao conhecimento dessa relação. Para tanto foram analisados dados de desempenho perceptual-auditivo e de desempenho ortográfico extraídos de 20 crianças das duas primeiras séries do ensino fundamental de uma escola pública do município de Mallet (PR). A coleta de dados de percepção auditiva foi feita com base no Instrumento de Avaliação da Percepção de Fala (PERCEFAL), com o uso do software Perceval. Já a coleta de dados de ortografia foi feita por meio de um ditado das palavras que compõem o instrumento PERCEFAL. O experimento de percepção das consoantes fricativas consiste em um total de sete, combinadas entre si, somando 42 combinações em 21 pares de fricativas em contrastes faladas na cidade de coleta dos dados; Como resultados foram observadas: (a) maior acurácia perceptual-auditiva do que ortográfica (p = 0,00); (b) tendência de menor tempo de resposta e de menor variabilidade nos acertos perceptuais-auditivos do que nos erros; (c) não-correspondência de erros de percepção-auditiva e ortografia, já que, na percepção, o maior percentual de erros envolveu o ponto de articulação das fricativas, enquanto que, na ortografia, o maior percentual envolveu o vozeamento. Concluiu-se assim, que embora se mostrem relacionados, os desempenhos perceptual-auditivo e ortográfico não apresentam correspondência termo a termo. Chama-se a atenção para o fato de que a prática clínica fonoaudiológica e as práticas educacionais enfatizam, muitas vezes, a correspondência direta fala/escrita. Os resultados indicam que a atenção deve se voltar não apenas para os aspectos de aproximação entre esses dois desempenhos, mas, também – e principalmente –, para os aspectos que os diferenciam.

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Biografia do Autor

Ana Candida Schier Martins Lopes, UNESP SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Fonoaudióloga Clínica, Mestre em Fonoaudiologia _ Disturbios da Comunicação Humana - Doutoranda em Linguística

Publicado

2013-11-06

Como Citar

Schier Martins Lopes, A. C. (2013). PERCEPÇÃO DE FALA E ORTOGRAFIA DE FRICATIVAS NA ESCRITA DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Distúrbios Da Comunicação, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/12917

Edição

Seção

Dissertações