Estudo neobibliométrico sobre procedimentos para ensino de vocabulário

Autores

  • Debora Correa de Lima Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi Universidade Federal de São Carlos
  • Claudia Maria Simões Martinez Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

vocabulário, leitura, bibliometria.

Resumo

Neste estudo identificou-se a temática do ensino de vocabulário nos periódicos científicos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde. Os 25 registros recuperados abordavam, no seu embasamento teórico ou comprovação empírica, a relação entre vocabulário e leitura junto à população infanto-juvenil.  Os artigos foram classificados em três categorias: Processos envolvidos na leitura e/ou escrita, Avaliação da eficácia de intervenções e Validação de instrumentos. Dos 38 instrumentos padronizados referidos, 15 avaliavam vocabulário e quatro eram relatos que apresentam diretrizes para procedimentos eficazes de ensino de vocabulário. A abordagem neobibliométrica constituiu-se como um importante recurso metodológico para identificação de estudos que caracterizassem a temática de ensino de vocabulário, auxiliando na elaboração de futuras pesquisas de intervenção.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Debora Correa de Lima, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional, Mestre e Doutoranda em Educação Especial no Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Cientista Social, Doutora em Educação e Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos

Claudia Maria Simões Martinez, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional, Doutora em Psicologia e Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

Correa de Lima, D., Piumbato Innocentini Hayashi, M. C., & Simões Martinez, C. M. (2014). Estudo neobibliométrico sobre procedimentos para ensino de vocabulário. Distúrbios Da Comunicação, 26(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/16884

Edição

Seção

Artigos