Estudo neobibliométrico sobre procedimentos para ensino de vocabulário
Palavras-chave:
vocabulário, leitura, bibliometria.Resumo
Neste estudo identificou-se a temática do ensino de vocabulário nos periódicos científicos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde. Os 25 registros recuperados abordavam, no seu embasamento teórico ou comprovação empírica, a relação entre vocabulário e leitura junto à população infanto-juvenil. Os artigos foram classificados em três categorias: Processos envolvidos na leitura e/ou escrita, Avaliação da eficácia de intervenções e Validação de instrumentos. Dos 38 instrumentos padronizados referidos, 15 avaliavam vocabulário e quatro eram relatos que apresentam diretrizes para procedimentos eficazes de ensino de vocabulário. A abordagem neobibliométrica constituiu-se como um importante recurso metodológico para identificação de estudos que caracterizassem a temática de ensino de vocabulário, auxiliando na elaboração de futuras pesquisas de intervenção.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Debora Correa de Lima, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Claudia Maria Simões Martinez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.