Relação entre avaliações de leitura em escolares e queixas relatadas pelos responsáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p153-160

Palavras-chave:

Leitura, Desenvolvimento infantil, Aprendizagem

Resumo

Introdução: Ler significa processar informações e transformar material escrito em fala e em significado. As pessoas que tiverem aprendido a ler terão desenvolvido um sistema mental de processamento de informações capaz de realizar essas transformações. Objetivo: correlacionar as habilidades de leitura e as queixas relacionadas à leitura de estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. Método: 40 escolares de ambos os gêneros, idade média de 8,16 anos. Avaliou-se decodificação, fluência e compreensão textual, e as queixas relacionadas à leitura foram levantadas. Resultados: houve 37,5% de incidência de pelo menos uma queixa relacionada à leitura, prevalecendo a leitura lenta; acertos nos estímulos regulares foram estatisticamente superiores aos demais estímulos; os acertos na fluência variaram entre 0 e 45, o desempenho na compreensão leitora foi alto, sem diferença estatística entre questões inferenciais e literais; houve correlação entre as habilidades de leitura entre si, e entre a queixa “não lê” com estas habilidades. Conclusão: confirmou-se que a melhor decodificação favorece a fluência, que otimiza a compreensão leitora; a queixa “não lê” correlacionou-se com todas as avaliações de leitura, indicando os pais sensíveis à leitura de seus filhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marta de Vargas Romero, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (PPGDCH) - UFSM

Helena Bolli Mota, Universidade Federal de Santa Maria

Professora associada do Curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (PPGDCH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Letícia Arruda Nóro, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do programa de pós graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (PPGDCH) - UFSM

Valdete Alves Valentins dos Santos Filha, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (PPGDCH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Romero, M. de V., Mota, H. B., Nóro, L. A., & Santos Filha, V. A. V. dos. (2021). Relação entre avaliações de leitura em escolares e queixas relatadas pelos responsáveis. Distúrbios Da Comunicação, 33(1), 153–160. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p153-160

Edição

Seção

Artigos