Utilização de questionário no monitoramento dos resultados do treinamento auditivo
Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Audição, Transtornos da Audição, Percepção Auditiva.Resumo
Introdução: Durante o treinamento auditivo de um indivíduo, é importante obter informações sobre seu comportamento auditivo no cotidiano. Objetivo: Monitorar o comportamento auditivo por meio do uso do Fisher's auditory problems checklist em indivíduos diagnosticados com distúrbio do processamento auditivo, que realizaram treinamento auditivo. Métodos: Participaram 19 indivíduos, com idade entre 12 a 15 anos. Estes indivíduos foram submetidos individualmente a treinamento auditivo de escuta dicótica, baseado no Dichotic Interaural Intensity Difference, proposto por Frank Musiek e organizado em oito sessões, com duração de 50 minutos cada. Os participantes foram distribuídos em grupos, de acordo com as alterações funcionais em atenção seletiva; em processamento temporal; ou em ambos os processos auditivos avaliados. Metade de cada grupo recebeu intervenção de uma vez por semana e a outra metade, duas vezes por semana. O questionário utilizado para monitorar o treinamento auditivo apresenta 24 questões, que fornecem dados sobre o comportamento auditivo do indivíduo. O pai ou o responsável foi orientado a responder cada questão lida pela avaliadora, marcando com um “X” as queixas percebidas em três momentos: pré, metade e pós-intervenção. Resultados: Houve diferença estatística no escore total em todos os grupos, e diminuição da pontuação sobre as queixas na metade do treino e também no final. Com relação à frequência das sessões, não houve diferença entre os grupos, tendo as queixas diminuído, com pontuação similar. Conclusão: O questionário pode ser usado para monitorar o comportamento auditivo durante uma intervenção.
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Copyright (c) 2015 Liliane Desgualdo Pereira
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