Prática Baseada em Evidência (PBE) em Fonoaudiologia

Autores

  • Cylene Siqueira Medrado Universidade católica de Petrópolis
  • Francisco De Paula Nunes Sobrinho Universidade Católica de Petrópolis

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Prática clínica baseada em evidências, Conhecimento, Competência clínica.

Resumo

Esta comunicação aborda os princípios da Prática Baseada em Evidência (PBE) como tendência atual, levando em conta princípios e fundamentos que servem de base para a tomada de decisão no trabalho clínico em fonoaudiologia. A PBE envolve processos decisórios demandados em face à expressiva quantidade de procedimentos clínicos voltados para uma variedade de perfis de pacientes, conforme revelam publicações científicas mais recentes. Nesse sentido, estão focalizados o conceito de PBE e suas implicações no uso de procedimentos diagnósticos e de intervenção clínica, cientificamente validada no âmbito da fonoaudiologia. Considerando, pois, essas demandas clínicas, o desenvolvimento de competências técnicas, apoiadas no conceito de PBE, é de relevância na formação continuada do fonoaudiólogo. Considera-se que, na prática diária, a PBE estimula o profissional a atuar de forma alinhada aos resultados de pesquisas, somar novos conhecimentos à experiência de consultório e agregar valores às preferências do paciente.

 

 

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Biografia do Autor

Cylene Siqueira Medrado, Universidade católica de Petrópolis

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Petrópolis (2000), especialização em Altas Habilidades pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2001), formação em Dislexia pela Associação Brasileira de Dislexia (2007), aprimoramento em Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem (2008) e mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (2014). Tem experiência em Fonoaudiologia, com ênfase em Distúrbios da Aprendizagem e da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Síndrome de Down, Linguagem oral e escrita.

Francisco De Paula Nunes Sobrinho, Universidade Católica de Petrópolis

Ph.D. em Educação Especial pela Vanderbilt University (1985); Mestrado em Educação Especial pelo George Peabody College for Teachers (1977) como bolsista CNPq e CAPES. Pós-Doutorado em Ciências do Movimento Humano (2004), pela Universidade do Estado de Santa Catarina - bolsista FAPERJ. Psicólogo pelo Instituto de Psicologia com Bacharelado e Licenciatura pela Faculdade de Educação-UFRJ (1969). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, onde exerceu funções de docente e pesquisador em cursos de graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação Especial. Professor Adjunto IV do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde exerceu as funções de docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde exerceu as fun

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Medrado, C. S., & Nunes Sobrinho, F. D. P. (2016). Prática Baseada em Evidência (PBE) em Fonoaudiologia. Distúrbios Da Comunicação, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/24548

Edição

Seção

Comunicações