Contribuições da Fonoaudiologia para a integração social e profissional dos clientes

Autores

  • Beatriz Paiva Bueno de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Camila Loiola Pontifícia Universidade Católica de são Paulo
  • Renata S. L. Figueiredo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Claudia Cunha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Beatriz C. Novaes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Léslie Piccolotto Ferreira

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Comunicação, qualidade de vida

Resumo

Introdução: o fonoaudiólogo atua em diferentes contextos profissionais, realizando diversas intervenções, que podem ser analisadas quanto às possibilidades de participação da Fonoaudiologia na inserção social e profissional de seus clientes. Objetivo: investigar a percepção dos fonoaudiólogos sobre como sua atuação contribui para a integração social e profissional de seus clientes. Métodos: Casuística:60 fonoaudiólogos.Foi utilizada a técnica de amostragem por bola de neve, a partir de divulgação feita por Email em listas de contatos de fonoaudiólogos. Os fonoaudiólogos responderam um questionário, aplicado em formato online (Googledocs®) para a caracterização dos participantes e duas questões dissertativas referentes à integração social/profissional dos clientes. A análise qualitativa estabeleceu 12 categorias de analise à posteriori a partir das respostas às questões dissertativas. Resultados: Os sujeitos eram predominantemente mulheres(93,3%), com idade inferior a 41 anos (71,7%), formadas a menos de 10 anos (57,3%), atuantes na área de Voz (35%), Linguagem (21,3%), Motricidade Oral (18,4%), Audição (16,5%), Saúde Coletiva (8,8%), no estado de São Paulo (73,3%), em contexto clínico e hospitalar (56,7%). Sobre a importância da Fonoaudiologia para inserção/integração social/profissional a categoria mais mencionada foi “melhora da comunicação” (18-32,2%) e “melhora na qualidade de vida” (25-33,4%). Conclusões: Os fonoaudiólogos percebem sua atuação como importante para a integração social e profissional de seus clientes/pacientes, principalmente, por contribuir para melhora da comunicação. Questionamentos e pesquisas nesse âmbito são importantes para alertar conselhos e outras entidades de classesobre a necessidade de projetos que viabilizem o acesso da população aos serviços de Fonoaudiologia.

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Biografia do Autor

Beatriz Paiva Bueno de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Fonoaudiologia Clínica pela PUC - SP

Doutoranda em Fonoaudiologia Clínica pela PUC - SP

Camila Loiola, Pontifícia Universidade Católica de são Paulo

Mestre em Fonoaudiologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Fonoaudiologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Renata S. L. Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Fonoaudiologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Fonoaudiologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Maria Claudia Cunha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Títular do Departamento de Clínica Fonoaudiológica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUCSP.

Beatriz C. Novaes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Superintendente ds Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação - Derdic e Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Léslie Piccolotto Ferreira

Professora Títular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Paiva Bueno de Almeida, B., Loiola, C., S. L. Figueiredo, R., Cunha, M. C., C. Novaes, B., & Piccolotto Ferreira, L. (2015). Contribuições da Fonoaudiologia para a integração social e profissional dos clientes. Distúrbios Da Comunicação, 27(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20154

Edição

Seção

Artigos