Mudanças curriculares no Curso de graduação em Fonoaudiologia da UNIFESP

Autores

  • Selma Mie Isotani Universidade Federal de São Paulo Departamento de Fonoaudiologia
  • Clara Regina Brandão de Ávila Universidade Federal de São Paulo Departamento de Fonoaudiologia Professor associado
  • Rosana Fiorini Puccini Universidade Federal de São Paulo Departamento de Pediatria Professora Titular

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p237-250

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação Superior, Currículo, Capacitação Profissional, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

Resumo

Objetivos: Neste estudo, foi de interesse verificar as mudanças no Curso de Fonoaudiologia da UNIFESP após a criação do SUS (1988), após a edição das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN (2002) e com a participação da Fonoaudiologia no programa de reorientação profissional, Pró-Saúde II (2007). Método: Análise documental (parecer CEP nº 32544): considerados o documento de reconhecimento do Curso de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP (1977) os Projetos Político Pedagógicos produzidos pela Diretoria acadêmica do Curso de graduação em Fonoaudiologia da UNIFESP (2002, 2005, 2011); Procedimentos: Os documentos foram analisados segundo: criação de disciplinas, aumento de carga horária, mudanças de direcionamento de ênfase nas disciplinas já existentes, participação dos docentes nas atividades, contratação de profissionais. Resultados: Os documentos registraram mudanças ao longo do tempo, sendo relevantes: a criação da disciplina de Saúde coletiva I: o território e seus problemas em 2002, mudança de nomenclatura desta disciplina em 2005 para Saúde coletiva I: planejamento e organização de serviços de saúde, e nova mudança de nomenclatura em 2011 para Saúde, adoecimento e sociedade: concepções e práticas; criação em 2011 da disciplina de Epidemiologia; criação da disciplina de aproximação à prática: atuação em Atenção Básica; criação da disciplina de LIBRAS; ampliação da atuação fonoaudiológica em proteção e promoção à Saúde; e criação de disciplinas eletivas e optativas. Conclusão: Houve mudanças no Curso de Graduação em Fonoaudiologia da UNIFESP, após o SUS, após a edição das DCN e principalmente após o Pró-Saúde II, registradas nos documentos analisados, obedecendo ao recomendado pelas DCN.

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Biografia do Autor

Selma Mie Isotani, Universidade Federal de São Paulo Departamento de Fonoaudiologia

Fonoaudiíloga, Doutora em Distúrbios da Comuicação Humana.

Departamento de Fonoaudiologia _ UNIFESP

 

Clara Regina Brandão de Ávila, Universidade Federal de São Paulo Departamento de Fonoaudiologia Professor associado

Professora associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo

Livre Docente 

Rosana Fiorini Puccini, Universidade Federal de São Paulo Departamento de Pediatria Professora Titular

Professora Titular do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Isotani, S. M., Ávila, C. R. B. de, & Puccini, R. F. (2017). Mudanças curriculares no Curso de graduação em Fonoaudiologia da UNIFESP. Distúrbios Da Comunicação, 29(2), 237–250. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p237-250

Edição

Seção

Artigos