Linguagem de adolescentes sob medidas socioeducativas em meio aberto

Autores

  • Isabela Barros Gonçalves Alencar PUCSP
  • Caroline Lopes Barbosa PUCSP
  • Luiz Augusto de Paula Souza PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p470-479

Palavras-chave:

Estudos de linguagem, Adolescente, Delinquência juvenil, Medidas socioeducativas em meio aberto

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi levantar aspectos da linguagem, sobretudo dos discursos de adolescentes sob medida socioeducativa em meio aberto para problematizar noções patologizantes e/ou de desqualificação social advindas de eventuais singularidades do repertório e das formas de enunciação desses sujeitos. Foi realizada no CEDECA-Madalena. Os sujeitos foram nove adolescentes que cumprem medidas na instituição, com idades entre 15 e 18 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de três estratégias complementares: a) entrevistas semiestruturadas com os adolescentes; b) aplicação do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) com os adolescentes; c) entrevista aberta com os funcionários. Os resultados apontaram para aspectos peculiares na linguagem e no discurso dos adolescentes, em acordo com suas condições de vida e de sociabilidades. Os resultados do MEEM não apontaram indícios de distúrbios de linguagem nos sujeitos da pesquisa, com exceção de um adolescente, que teve pontuação levemente abaixo de seu grau de escolaridade, mas sem alteração discursiva. Os adolescentes foram críticos em relação aos seus modos de falar, atribuindo valor negativo ao uso de gírias e de metalinguagem própria aos grupos de convívio (inclusive na marginalidade), como se esses usos da linguagem fossem inferiores e, por isso, os impedisse de transitar em outras esferas sociais. Pôde-se concluir que adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto podem apresentar autoimagem rebaixada em relação aos seus modos de falar e/ou escrever, referindo-se a eles como não aceitáveis na sociedade em geral, o que geraria empecilhos à circulação e à inserção social mais ampla.

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Biografia do Autor

Isabela Barros Gonçalves Alencar, PUCSP

Linguagem

Caroline Lopes Barbosa, PUCSP

Linguagem; Saúde Coletiva

Luiz Augusto de Paula Souza, PUCSP

Linguagem; Saúde Coletiva

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Alencar, I. B. G., Barbosa, C. L., & Souza, L. A. de P. (2017). Linguagem de adolescentes sob medidas socioeducativas em meio aberto. Distúrbios Da Comunicação, 29(3), 470–479. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p470-479

Edição

Seção

Artigos