Práticas de letramento de mães de crianças de educação infantil
Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Educação Infantil, Mães, Leitura, LinguagemResumo
Objetivo:analisar e compreender semelhanças e diferenças de práticas de letramento de mães de crianças de Educação Infantil de escola pública e privada, bem como a importância do papel da mãe no contato do filho com a leitura/escrita. Método: Utilizou-se entrevista semi-dirigida sobre práticas de letramento de cinco mães de crianças de uma escola pública e cinco de uma escola privada e a sua relação com a leitura/escrita. Os dados coletados foram categorizados por meio da Análise de Conteúdo e, comparados entre a escola pública e privada. Resultados: A partir da categorização e comparação do conteúdo foram constatadas semelhanças e diferenças entre as mães entrevistadas da escola pública e privada. Destaca-se a similaridade entre todas as mães entrevistadas em valorizar a leitura/escrita e em expor a vontade de incentivar tais práticasaos seus filhos.Se diferem quando algumas mães mencionam a ausência do incentivo à leitura/escrita, e atribuírem a responsabilidade à escola, tendo-a como agente transformador e favorecedor do interesse das crianças por essas práticas. Conclusão: Pondera-se, que todas as entrevistadas reconheceram a importância da leitura e escrita para a vida, considerando-as fundamentais para a existência no mundo letrado, assim como um fator de ascensão social, e de grande valor para as relações sociais. Os resultados podem servir de indicadores para novos estudos e de apoio à propostas de assessoria fonoaudiológica à instituições educacionais de Educação Infantil.
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Copyright (c) 2015 Glícia Ribeiro de Oliveira, Caroline Lopes Barbosa, Nadir da Glória Haguiara-Cervellini
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