Práticas de letramento de mães de crianças de educação infantil

Autores

  • Glícia Ribeiro de Oliveira PUC SP
  • Caroline Lopes Barbosa PUC SP
  • Nadir da Glória Haguiara-Cervellini PUC SP

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação Infantil, Mães, Leitura, Linguagem

Resumo

Objetivo:analisar e compreender semelhanças e diferenças de práticas de letramento de mães de crianças de Educação Infantil de escola pública e privada, bem como a importância do papel da mãe no contato do filho com a leitura/escrita. Método: Utilizou-se entrevista semi-dirigida sobre práticas de letramento de cinco mães de crianças  de uma escola pública e cinco de  uma escola privada e a sua relação com a leitura/escrita. Os dados coletados foram categorizados por meio da Análise de Conteúdo e, comparados entre a escola pública e privada. Resultados: A partir da categorização e comparação do conteúdo foram constatadas semelhanças e diferenças entre as mães entrevistadas da escola pública e privada. Destaca-se a similaridade entre todas as mães entrevistadas em valorizar a leitura/escrita e em expor a vontade de incentivar tais práticasaos seus filhos.Se diferem quando algumas mães mencionam a ausência do incentivo à leitura/escrita, e atribuírem a responsabilidade à escola, tendo-a como agente transformador e favorecedor do interesse das crianças por essas práticas. Conclusão: Pondera-se, que todas as entrevistadas reconheceram a importância da leitura e escrita para a vida, considerando-as fundamentais para a existência no mundo letrado, assim como um fator de ascensão social, e de grande valor para as relações sociais. Os resultados podem servir de indicadores para novos estudos e de apoio à propostas de assessoria fonoaudiológica à instituições educacionais de Educação Infantil. 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glícia Ribeiro de Oliveira, PUC SP

Fonoaudióloga, Mestre e Doutoranda em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade de São Paulo -PUC SP

Aprimoramento em Práticas Clínicas Fonoaudiológicas - CEFAC SP

Caroline Lopes Barbosa, PUC SP

Fonoaudióloga, Mestre e Doutoranda em Linguística pela Pontifícia Universidade de São Paulo -PUC SP;

Nadir da Glória Haguiara-Cervellini, PUC SP

FONOAUDIÓLOGA, Mestrado em DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO, Doutorado em PSICOLOGIA CLÍNICA pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO)
PROFESSORA ASSOCIADA da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Oliveira, G. R. de, Barbosa, C. L., & Haguiara-Cervellini, N. da G. (2015). Práticas de letramento de mães de crianças de educação infantil. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/21726

Edição

Seção

Artigos