Zumbido e atenção básica: uma revisão de literatura

Autores

  • Carla Salles Chamouton Universidade Estadual de Campinas
  • Helenice Yemi Nakamura Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p720-726

Palavras-chave:

Zumbido, Atenção Básica, Revisão

Resumo

Introdução: O zumbido teve um aumento significativo de sua prevalência na última década e, conhecidamente, pode ter impacto negativo na qualidade de vida de seu portador. No entanto, ainda é pouco explorado no contexto da atenção básica. Objetivo: Evidenciar a escassez de literatura que aborde o zumbido no âmbito da atenção básica. Método: Foi realizada uma revisão de literatura, utilizando as bases de dado PubMed, Bireme, SciELO, Web of Science, Medline e Cochrane Library. Foram considerados os artigos publicados em inglês, português e espanhol e que abordassem o zumbido no contexto específico da atenção básica. Resultados: Foram encontrados 33 artigos, sendo que 10 cumpriram os critérios de inclusão. Os trabalhos selecionados evidenciam o impacto do zumbido na vida do indivíduo, a importância de sua abordagem na atenção básica, a necessidade da capacitação dos profissionais envolvidos na linha de cuidado e a relevância de se ter uma equipe multiprofissional. Conclusão: O zumbido é fator relevante no cuidado, sendo necessário fortalecer ações relacionadas na atenção básica e ampliar os estudos nesta área específica.

Downloads

Metrics

PDF views
2,493
Dec 28 '17Dec 31 '17Jan 01 '18Jan 04 '18Jan 07 '18Jan 10 '18Jan 13 '18Jan 16 '18Jan 19 '18Jan 22 '18Jan 25 '188
| |

Biografia do Autor

Carla Salles Chamouton, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga. Mestranda em Saúde, Interdisciplinade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas.

Helenice Yemi Nakamura, Universidade Estadual de Campinas

Docente do curso de Fonoaudiologia. Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação (Cepre) "Gabriel Porto".

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Chamouton, C. S., & Nakamura, H. Y. (2017). Zumbido e atenção básica: uma revisão de literatura. Distúrbios Da Comunicação, 29(4), 720–726. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p720-726

Edição

Seção

Artigos