Avaliação integrada da fluência: uma perspectiva ampliada do cuidado fonoaudiológico

Autores

  • Débora Vasconcelos Correia Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Attanna Thuanna Ferreira de Andrade Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p437-445

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Assistência Integral à Saúde, Gagueira, Transtorno da Fluência com Início na Infância

Resumo

A fluência é uma habilidade que envolve a participação de múltiplos sistemas neurais, principalmente, dos processamentos da linguagem, fala, voz e audição. Tais interfaces justificam a necessidade de considerar na dinâmica avaliativa fonoaudiológica, suas interações com os demais conteúdos específicos da Fonoaudiologia. O presente artigo de cunho teórico, consiste em uma revisão não-sistemática da literatura que objetiva discutir acerca do processo de avaliação fonoaudiológica da fluência, mediante uma perspectiva de integralidade do cuidado. Tal discussão visa contribuir para a consolidação do caráter transversal da fluência na literatura nacional, coerente com a complexidade da sua natureza neurofisiológica; bem como favorecer ao fonoaudiólogo, informações e reflexões necessárias para a sua aplicabilidade em contexto prático. Para isso, estruturou-se esta comunicação em duas principais seções: apresentação do processo de avaliação da fluência, e discussão acerca da avaliação integrada da fluência. Dessa forma, conclui-se que, para uma avaliação fonoaudiológica integrada da fluência é necessário ir além da identificação das rupturas e realização dos cálculos de velocidade de fala. Requer conhecimento aprofundado sobre a natureza da fluência, enquanto habilidade e área da Fonoaudiologia, para o exercício do raciocínio clínico integrado que contemple a unicidade de cada sujeito, bem como suas necessidades comunicativas para além da queixa, vislumbrando a saúde da sua comunicação.

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Biografia do Autor

Débora Vasconcelos Correia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Attanna Thuanna Ferreira de Andrade, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Fonoaudióloga colaboradora do Projeto Flua do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Correia, D. V., & Andrade, A. T. F. de. (2019). Avaliação integrada da fluência: uma perspectiva ampliada do cuidado fonoaudiológico. Distúrbios Da Comunicação, 31(3), 437–445. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p437-445

Edição

Seção

Artigos