O Núcleo de Apoio à Saúde da Família como espaço de integração educação-trabalho: a experiência do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave:
Desenvolvimento de Pessoal, Atenção Primária à Saúde, Serviços de Integração Docente-Assistencial, Saúde da Família, Fonoaudiologia.Resumo
O presente relato tem como objetivo descrever e analisar a experiência da primeira turma de uma disciplina teórico-prática do curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia, junto a uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do município de Salvador, Bahia. A relevância dessa experiência se deve à inserção de estudantes de Fonoaudiologia no espaço que compreende a Atenção Básica, através da Saúde Família, na qual o NASF está inserido, além de proporcionar ao estudante a possibilidade de se reconhecer como futuro profissional habilitado a propor e executar políticas de saúde na Atenção Básica. São apresentadas as ações programadas da disciplina de acordo com as atividades desenvolvidas pelo NASF, como visitas domiciliares, grupos de gestantes, acolhimentos, reuniões do NASF, bem como reuniões deste junto às equipes de Saúde da Família. Como principais resultados deste processo, destacam-se a apropriação pelos estudantes do trabalho desenvolvido pela equipe do NASF, a identificação de alguns desafios do cotidiano do trabalho a serem superados e a contribuição da experiência para o cuidado integral à saúde dos usuários. Isso evidencia que a Fonoaudiologia pode contribuir para a Atenção Básica na realidade de Salvador.
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