O Núcleo de Apoio à Saúde da Família como espaço de integração educação-trabalho: a experiência do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia

Autores

  • Vladimir Andrei Rodrigues Arce Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia.
  • Débora Moura dos Santos Escola Estadual de Saúde Pública da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Pessoal, Atenção Primária à Saúde, Serviços de Integração Docente-Assistencial, Saúde da Família, Fonoaudiologia.

Resumo

O presente relato tem como objetivo descrever e analisar a experiência da primeira turma de uma disciplina teórico-prática do curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia, junto a uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do município de Salvador, Bahia. A relevância dessa experiência se deve à inserção de estudantes de Fonoaudiologia no espaço que compreende a Atenção Básica, através da Saúde Família, na qual o NASF está inserido, além de proporcionar ao estudante a possibilidade de se reconhecer como futuro profissional habilitado a propor e executar políticas de saúde na Atenção Básica. São apresentadas as ações programadas da disciplina de acordo com as atividades desenvolvidas pelo NASF, como visitas domiciliares, grupos de gestantes, acolhimentos, reuniões do NASF, bem como reuniões deste junto às equipes de Saúde da Família. Como principais resultados deste processo, destacam-se a apropriação pelos estudantes do trabalho desenvolvido pela equipe do NASF, a identificação de alguns desafios do cotidiano do trabalho a serem superados e a contribuição da experiência para o cuidado integral à saúde dos usuários. Isso evidencia que a Fonoaudiologia pode contribuir para a Atenção Básica na realidade de Salvador.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vladimir Andrei Rodrigues Arce, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia.

Vladimir Andrei Rodrigues Arce

Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Professor Assistente do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Fonoaudiologia, na área de Saúde Coletiva.

Débora Moura dos Santos, Escola Estadual de Saúde Pública da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Fonoaudióloga pela Universidade Federal da Bahia. Apoiadora Pedagógica da Universidade Aberta do SUS Bahia, lotada na Escola Estadual de Saúde Pública da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Arce, V. A. R., & Santos, D. M. dos. (2014). O Núcleo de Apoio à Saúde da Família como espaço de integração educação-trabalho: a experiência do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia. Distúrbios Da Comunicação, 26(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19436

Edição

Seção

Comunicações