Análise da intervenção fonoaudiológica em apraxia de fala na síndrome de Down: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i4p658-668Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Fonoterapia, Síndrome de Down, Apraxias, Transtornos da Articulação, FalaResumo
Introdução: A síndrome de Down (SD), trissomia do cromossomo 21, é uma condição genética que se caracteriza por um déficit cognitivo e atraso global do desenvolvimento. Dentre as habilidades que podem apresentar fragilidades, merecem destaque as alterações envolvendo a linguagem expressiva, com comprometimentos na fala. Essas alterações podem interferir no planejamento e na programação motora, caracterizando a ocorrência da apraxia de fala na infância, um distúrbio de origem neurológica, no qual a precisão e a consistência dos movimentos subjacentes à fala são prejudicadas na ausência de déficits neuromusculares. Objetivo: Apresentar a intervenção fonoaudiológica voltada à apraxia de fala em uma criança com SD. Método: O participante foi um menino com 07 anos de idade, diagnosticado com apraxia de fala associada à SD. A intervenção foi individualizada, baseada nos princípios do aprendizado motor e realizada durante 10 sessões, de 30 minutos cada. Na apresentação do caso, são abordados os dados da avaliação fonoaudiológica, os objetivos e procedimentos utilizados no planejamento terapêutico proposto. Resultados: Os dados coletados durante as sessões foram descritos e os efeitos da fonoterapia foram analisados. Os dados da reavaliação apontaram que os movimentos de praxias não verbais apresentaram melhores escores após a intervenção, sendo os resultados mais expressivos. Além disso, os resultados foram positivos quanto à estimulação para o desenvolvimento da fala, com os melhores resultados obtidos nos fonemas bilabiais /p, b e m/ e no fonema glotal /h/. Conclusão: A intervenção apresentou resultados satisfatórios, disponibilizando informações relevantes para uma melhor prática clínica na área.
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