Contribuições da realização do diagnóstico institucional para a atuação fonoaudiológica em escolas
Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Educação, Avaliação, Pesquisa QualitativaResumo
Introdução: A prática fonoaudiológica no contexto educacional, atualmente,pressupõe que é importante que o fonoaudiólogo desenvolva um processo de diagnóstico institucional, objetivando uma atuação voltada à incorporação de novos ciclos inerentes à dinâmica sócio-pedagógica. Objetivos: realizar o processo de diagnóstico institucional e discutir suas contribuições para o desenvolvimento de ações fonoaudiológicas em uma comunidade escolar. Método: Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública de João Pessoa/PB, a partir da observação participante dos pesquisadores, com registro em diários de campo, e conversas com sujeitos inseridos na dinâmica da instituição. Os dados foram analisados qualitativamente. Resultados: A escola analisada enfrenta diversos problemas estruturais. Como dificuldades, foram relatados problemas no que se refere à formação e saúde dos professores, e à influência de determinantes sociais, já que a escola atende uma comunidade em situação de vulnerabilidade. Enquanto potencialidades, observaram-se aspectos da comunidade educacional necessários à atuação fonoaudiológica, como: a adesão ao trabalho desenvolvido, a integração da equipe e, principalmente, a vontade de transformar sua realidade. Conclusão:A realização do diagnóstico institucional contribuiu para conhecer a estrutura e funcionamento da escola pesquisada, as dificuldades apresentadas e a visão do fonoaudiólogo dos sujeitos inseridos no contexto educacional, e permitiu o fortalecimento de vínculos entre a equipe da Fonoaudiologia e a instituição.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Isabelle Cahino Delgado, Brunna Thaís Luckwu de Lucena, Luciana Cabral Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.