Por uma perspectiva dialógica na comunicação aumentativa e alternativa

Autores/as

  • Carla Ciceri Cesa
  • Ana Paula Ramos-Souza
  • Valdir do Nascimento Flores

Palabras clave:

linguagem, linguística, comunicação, comunicação não verbal

Resumen

Introdução: a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é uma área do conhecimento da prática clínica, educacional e de pesquisa que favorece a intersubjetividade linguística de sujeitos com oralidade restrita e/ou ausente. Objetivo: propor um deslocamento da proposta teórica enunciativa de Mikhail Bakhtin como dispositivo de análise do funcionamento linguístico na Comunicação Aumentativa e Alternativa. Material e Método: Revisão reflexiva dos fundamentos teóricos enunciativos de Mikhail Bakthin deslocados para análise de alguns exemplos de situações clínicas e confronto desta proposta com o que existe acerca da CAA em propostas interacionistas ou sócio-interacionistas. Resultados: a reflexão permitiu observar que conceitos como o do caráter polissêmico do signo e de intersubjetividade no funcionamento linguístico podem ser fundamentais para acessar as possibilidades de criatividade do usuário ao utilizar a prancha de CAA. Conclusões: o estudo de linguagem em uma perspectiva enunciativa poderá auxiliar a dar encaminhamentos terapêuticos para uma melhor abordagem clínica de sujeitos com oralidade restrita ou ausente que necessitem do uso de recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa, por considerar a língua em uso na enunciação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Carla Ciceri Cesa

Fonoaudióloga, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Docente e supervisora de estágio do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade Nossa Senhora de Fátima (Caxias do Sul-RS), Fonoaudióloga da Kinder Centro de Integração da Criança Especial (Porto Alegre-RS), Terapeuta clínica a domicílio (Porto Alegre-RS e região metropolitana).

Ana Paula Ramos-Souza

Fonoaudióloga, Doutor em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Docente e supervisora de estágio do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Valdir do Nascimento Flores

Professor de Linguística, Pós-Doutorado em Sciences du Langage pela Université de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) e pela Université de Paris X (Nanterre), Docente e orientador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFRGS. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (Processo 303327/2007-3).

Número

Sección

Comunicações