Evidências de validade de uma escala de autoconceito acadêmico em estatística
Resumo
Resumo O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade da Escala de Autoconceito Acadêmico em Estatística. Uma amostra de 510 universitários respondeu coletivamente, em sala de aula, a uma escala com 21 itens de autoconceito acadêmico. Os estudantes eram ingressantes, de 1991 a 2006, dos cursos de Administração, Educação Física, Engenharia, Pedagogia e Psicologia, com idades variando de 18 a 65 anos, 57,5% do gênero feminino e 76,1% do período noturno. Os resultados indicaram um bom ajuste dos itens ao modelo de Rasch, alta consistência interna e unidimensionalidade da escala. Observou-se correlação linear moderada e positiva entre autoconceito e desempenho em Estatística. Os resultados deste estudo podem contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Estatística e de outras, que necessitem de conceitos estatísticos. Abstract The aim of this study was to search for validity evidences of the Academic Self-Concept Scale in Statistics. A sample of 510 university students answered collectively, in the classroom, an academic self-concept scale composed of 21 items. The students had enrolled in courses of Business Administration, Physical Education, Engineering, Pedagogy, and Psychology, from 1991 to 2006; their ages ranged between 18 and 65; 57.5% were females and 76.1% of the students attended nightly classes. The results indicated that the self-concept scale’s items fitted the Rasch model. Furthermore, they showed high internal consistence, and revealed that the scale had predominantly one dimension. Moderate and positive linear correlation between self-concept and performance in statistics was observed. The results can contribute to improve the teaching and learning of Statistics and of other disciplines that need statistical concepts.Metrics
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Publicado
2007-12-23
Como Citar
DA SILVA, M. C. R.; VENDRAMINI, C. M. M. Evidências de validade de uma escala de autoconceito acadêmico em estatística. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 8, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/459. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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