Um Olhar para as Pesquisas sobre o Uso de Vídeo no Ensino de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i2p245-277

Palavras-chave:

Vídeos Digitais, Ensino de Matemática, Formação de professores, Cyberformação

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama das pesquisas que tratam do uso de vídeos no ensino de matemática entre 2015 e 2020, e discutir o papel da formação de professores na viabilização desse uso. Os trabalhos encontrados foram divididos em três vertentes: gravação de aula, produção de vídeo e vídeo como recurso didático. A partir dessa organização, percebemos o potencial dos vídeos para os processos de ensino e de aprendizagem de matemática, principalmente quando a prática com essas mídias é feita de forma intencional e reflexiva. Destacamos também a escassez de estudos sobre formações de professores que oportunizem o uso de vídeos e apresentamos uma proposta de curso de formação, à luz da cyberformação. Os professores participantes dessa formação revelaram mudanças em suas concepções sobre o uso de vídeos e posturas em sala de aula, evidenciadas pelas atividades produzidas, em que o vídeo atua como um partícipe na produção de conhecimento. Com esta apresentação e discussão, pretendemos estimular o desenvolvimento de ações de formação, bem como de mais pesquisas nessa temática.

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Biografia do Autor

Marília Franceschinelli de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Hortolândia Universidade Estadual de Campinas - SP

Professora de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Superior do IFSP e Doutorando em Ensino de Matemática na UNICAMP. Atualmente pesquiso a formação de professores que ensinam Matemática com tecnologias, especificamente vídeos.

Samuel Rocha de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor livre docente de Física Matemática do Departamento de Matemática Aplicada da Unicamp. Atuo nas áreas de Ensino de Matemática e de Divulgação Científica, principalmente nos seguintes temas: recursos didáticos, objetos de aprendizagem, aprendizagem de matemática em multimídia digital, produção de programas de áudio e vídeo. 

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Publicado

2021-09-01