Generalização de padrões e tecnologias digitais

um experimento com alunos do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p526-557

Palavras-chave:

Generalização de padrões, Tecnologias em Educação Matemática, Teoria das Situações Didáticas, Engenharia Didática, GeoGebra

Resumo

Este artigo traz os resultados de uma pesquisa, baseada em um experimento didático, que teve como sujeitos um grupo de alunos do nono ano do ensino fundamental. O estudo teve como tema a generalização de padrões e previu a realização de sessões para resolução de problemas que tinham como parte da estratégia o emprego de tecnologias, inclusive de caráter digital, com destaque para o software GeoGebra. Assim, a investigação assumiu um caráter qualitativo, com um delineamento suportado pelos conceitos da engenharia didática. Em termos teóricos, a investigação encontrou sustentação na teoria das situações didáticas e nos autores relacionados à temática central, como Dreyfus, Zazkis e Mason. As interações entre as duplas formadas para resolução dos problemas evidenciaram que a estratégia didática planejada proporcionou que os sujeitos refletissem sobre as propostas abordadas, provendo soluções matematicamente válidas para as atividades, com o recurso a um conjunto de tecnologias disponíveis, digitais e não digitais, em convergência.

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Biografia do Autor

Gerson Pastre Oliveira, CEETEPS (Fatec Jundiaí) – UNIP (Universidade Paulista)

Graduado em Ciência da Computação e é mestre e doutor em Educação (USP). Foi professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atuando como orientador de mestrado e doutorado. É líder do grupo de pesquisa ?Educação e Tecnologia? (Edutec/UNIP) e membro do grupo de pesquisa "Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática" (PEA-MAT). É professor da Fatec Jundiaí e da Fatec Santana de Parnaíba, nas quais leciona disciplinas ligadas à ciência da computação. É professor e coordenador do curso de Ciência da Computação da UNIP Jundiaí. Atua como professor autor e responsável por disciplina no curso superior de tecnologia em Gestão Pública (CPS/Univesp). Seus interesses de pesquisa incluem avaliação da aprendizagem em cursos online, matemática no Ensino Superior e na Educação Básica e tecnologias na Educação Matemática. É autor e organizador de livros na área de Educação Matemática e Tecnologias. Possui diversos artigos publicados em periódicos científicos e em anais de congressos, nacionais e internacionais. É membro de conselhos editoriais e científicos de periódicos nas áreas de Tecnologia e Educação Matemática.

Marcos Lopes de Oliveira

Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Pós-graduado em Metodologia do Ensino e Aprendizagem da Matemática pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal (2010). Pedagogo pela Faculdade de Educação Paulistana (2019). Licenciado em Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2003). Graduado no Curso Superior de Tecnologia Mecânica, modalidade Processos de Produção, pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2000). Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Estadual Albert Einstein de São Paulo (1985). Experiência no segmento de educação como professor de Matemática desde 2003. Empreendedor no setor elétrico, comunicação e construção civil (2004-2015) conciliado com o exercício na área de educação durante este período. Vivência na gestão de equipe de Packaging em linha de envase de cerveja, Cervejaria Skol (1993-1995). Supervisão no setor de manutenção de máquinas cnc da ferramentaria central da Brastemp (1990-1991).

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

OLIVEIRA, G. P.; LOPES DE OLIVEIRA, M. Generalização de padrões e tecnologias digitais: um experimento com alunos do Ensino Fundamental. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 526–557, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i3p526-557. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/51767. Acesso em: 21 dez. 2024.