Educação Financeira com estudantes do 2º ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Irupi - ES
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p41-69Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação Financeira, Educação de Jovens e Adultos, Produto Educacional.Resumo
O presente artigo tem como tema central a presença da Educação Financeira no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta pesquisa de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-ação, foi realizada no ensino médio em uma escola pública do município de Irupi (ES). Com base teórica nos pressupostos da Educação Matemática Crítica, no Modelo dos Campos Semânticos, nas ideias de Empreendedorismo e em pesquisas realizadas na EJA, investigaram-se a produção de significados e as tomadas de decisão de estudantes na resolução de problemas sobre educação financeira e empreendedorismo, o que possibilitou entender como os estudantes operavam em atividades envolvendo temas básicos de Matemática e Matemática Financeira. Como resultado desta investigação, apresenta-se aqui um produto educacional para que os educadores matemáticos possam mediar as situações nas quais os estudantes atuam em cenários para investigação com temáticas financeiras.
Metrics
Referências
Barroso, D. F. (2013). Uma proposta de curso de serviço para a disciplina matemática financeira: mediada pela produção de significados dos estudantes de administração [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Universidade Federal de Juiz de Fora].
https://www2.ufjf.br/mestradoedumat//files/2011/05/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
Campos, A. B. (2013). Investigando como a Educação Financeira Crítica pode contribuir para tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos-consumidores (JIC'S) [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora].
https://www2.ufjf.br/mestradoedumat//files/2011/05/Disserta%c3%a7%c3%a3o-Andre-Campos.pdf
Campos, A. R. (2015) A Educação Financeira em um curso de orçamento e economia doméstica para professores: Uma leitura da produção de significados financeiro-econômicos de indivíduos-consumidores [Dissertação de Mestrado Profissional Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora]. https://www2.ufjf.br/mestradoedumat//files/2011/05/2015Disserta%c3%a7%c3%a3o-de-Adilson-Rodrigues-Campos.pdf
Cerbasi, G. (2016). Empreendedores inteligentes enriquecem mais. Sextante.
Costa, L. P. (2012) Matemática Financeira e Tecnologia: espaços para o desenvolvimento da capacidade crítica dos educandos da Educação de Jovens e Adultos [Dissertação de Mestrado Profissional Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora].
http://repositorio.ufjf.br:8080/jspui/handle/ufjf/1559
Dias, L. C. (2013). Saindo da zona de conforto: investigando as ações e as Tomadas de decisão de alunos-consumidores do 8º ano do Ensino fundamental em situações-problema financeiro-econômicas [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora].
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1386?locale=es
Flor, L. A. (2014). Discussões da Matemática Financeira na Educação de Jovens e Adultos [Dissertação de Mestrado, Universidade do Norte Fluminense]. https://uenf.br/posgraduacao/matematica/wp-content/uploads/sites/14/2017/09/30062014Luciano-de-Almeida-Flor.pdf
Fonseca, M. C. F. R. (2007). Educação Matemática de Jovens e Adultos: Especificidades, desafios e contribuições. Autêntica.
Kistemann Jr., M. A. (2011). Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro]. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102096
Kuntz, E. R. (2019). A Matemática Financeira no Ensino Médio como fator de fomento da Educação Financeira: resolução de problemas e letramento financeiro em um contexto crítico [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22768
Lima Neto, J. A. R. (2017). A utilização da Matemática Financeira na EJA [Trabalho de conclusão de Curso de Licenciatura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia].http://www2.uesb.br/cursos/contabeis/?page_id=188
Lins, R. C. (1993). Epistemologia, História e Educação Matemática: tornando mais sólidas as bases de pesquisa. Revista da SBEM-SP, 1(1), 10-30. https://www.revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/251.
Lins, R. C. (1999). Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In M. A. V. Bicudo (org.), Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. Editora da UNESP.
MEC, (2018). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC.
Pontes, R. R. (2013). A Educação de Jovens e Adultos e a Matemática: delineando trilhas alternativas para o ensino de operações básicas. [Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba]. http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEPB_e59f757811c33af0d977ffd76c367673
Resende, A. F. (2013). A Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos: uma leitura da produção de significados financeiro-econômicos de dois indivíduos-consumidores [Dissertação de Mestrado Profissional Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora]. https://www2.ufjf.br/mestradoedumat/wp-content/uploads/sites/134/2011/05/DISSERTA%C3%87%C3%83O-AMANDA-FABRI-DE-RESENDE.pdf
Schneider, T. (2019). Educação Financeira: investigação com uma turma de 1º ano do Ensino Médio por meio de práticas colaborativas. [Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas]. https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2624/1/2019TcharlesSchneider.pdf
Skovsmose, O. (2000). Cenários para investigação. Bolema, 14, 66 a 91.
Teixeira, W. C. (2016). A inserção da Educação Financeira em um curso de serviço de matemática financeira para graduandos de um curso de administração. [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora].
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1950/1/wesleycarminatiteixeira.pdf
Thiollent, M. (2005). Metodologia de pesquisa-ação (14.ª ed.). Cortez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).