Educação Financeira com estudantes do 2º ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Irupi - ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p41-69

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Financeira, Educação de Jovens e Adultos, Produto Educacional.

Resumo

 O presente artigo tem como tema central a presença da Educação Financeira no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta pesquisa de cunho qualitativo, do tipo pesquisa-ação, foi realizada no ensino médio em uma escola pública do município de Irupi (ES). Com base teórica nos pressupostos da Educação Matemática Crítica, no Modelo dos Campos Semânticos, nas ideias de Empreendedorismo e em pesquisas realizadas na EJA, investigaram-se a produção de significados e as tomadas de decisão de estudantes na resolução de problemas sobre educação financeira e empreendedorismo, o que possibilitou entender como os estudantes operavam em atividades envolvendo temas básicos de Matemática e Matemática Financeira. Como resultado desta investigação, apresenta-se aqui um produto educacional para que os educadores matemáticos possam mediar as situações nas quais os estudantes atuam em cenários para investigação com temáticas financeiras.

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Kistemann Jr., UFJF

Departamento de Matemática, professor adjunto do Mestrado profissional em Educação Matemática

Luiz Paulo Xisto, Escola Estadual-IRUPI-ES

Rede Estadual de Educação (ES)

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Publicado

2022-04-22