Psicologia, Psicologia da Educação ou Psicologia da Educação Matemática na formação inicial de professores de Matemática no Brasil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p665-697

Palavras-chave:

Psicologia, Psicologia da Educação, Psicologia da Educação Matemática, Licenciatura em Matemática, Análise de Conteúdo.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa inserida no contexto da formação inicial de professores de Matemática com o objetivo de compreender como a disciplina de Psicologia está explicitada nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Matemática no Brasil. Adotamos pressupostos da pesquisa qualitativa na modalidade documental, sendo o corpus constituído por 235 Projetos Pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática por meio da busca avançada no sistema e-MEC. Para direcionar à análise dos dados (ementas) recorremos à Análise de Conteúdo, que nos possibilitou a constituição de três categorias de análise: (i) Psicologia como Ciência, (ii) Psicologia da Educação e (iii) Psicologia no Ensino de Matemática. Identificamos 219 PPC que abordam pelo menos uma disciplina relacionada aos conhecimentos de Psicologia, o que equivale a 93,8% dos PPC. Destes, encontramos 243 disciplinas com ementas, sendo: 222 disciplinas, o que equivale a 91,4% do total referentes a Psicologia da Educação, 14 disciplinas referentes à Psicologia como Ciência e apenas sete disciplinas referentes à Psicologia no ensino de matemática. Com esses dados, sugerimos que, além das disciplinas de Psicologia e Psicologia da Educação, incorpore-se a disciplina de Psicologia da Educação Matemática na matriz curricular nos cursos de licenciatura em Matemática no Brasil, pois compreendemos que os conhecimentos de Psicologia precisam estar articulados com a Educação Matemática para contribuir com a formação de professores de Matemática.

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Biografia do Autor

Elisângela Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação – PPGCEM - da Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Professora da Educação Básica do Estado de Mato Grosso – Tangará da Serra/MT. Contato: elisangelaa.santos@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2765-236X

Lucineia Oenning, Universidade Estadual de Mato Grosso

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação – PPGCEM - da Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT – Barra do Bugres/MT. Professora da Educação Básica do Estado de Mato Grosso – Barra do Bugres/MT. Contato: neiaoenning@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7137-9957

Márcio Urel Rodrigues, Universidade Estadual de Mato Grosso

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Rio Claro/SP. Professor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Barra do Bugres. Endereço: Av. Pedro de Campos Borges, 24 – Bairro: Maracanã – CEP: 78390-000 Barra do Bugres/MT, Brasil. E-mail: marcio.rodrigues@unemat.br  ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8932-3815

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

SANTOS, E. A. dos; OENNING, L.; RODRIGUES, M. U. Psicologia, Psicologia da Educação ou Psicologia da Educação Matemática na formação inicial de professores de Matemática no Brasil?. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 665–697, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p665-697. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/54470. Acesso em: 19 nov. 2024.