Psicologia, Psicologia da Educação ou Psicologia da Educação Matemática na formação inicial de professores de Matemática no Brasil?
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p665-697Palavras-chave:
Psicologia, Psicologia da Educação, Psicologia da Educação Matemática, Licenciatura em Matemática, Análise de Conteúdo.Resumo
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa inserida no contexto da formação inicial de professores de Matemática com o objetivo de compreender como a disciplina de Psicologia está explicitada nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Matemática no Brasil. Adotamos pressupostos da pesquisa qualitativa na modalidade documental, sendo o corpus constituído por 235 Projetos Pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática por meio da busca avançada no sistema e-MEC. Para direcionar à análise dos dados (ementas) recorremos à Análise de Conteúdo, que nos possibilitou a constituição de três categorias de análise: (i) Psicologia como Ciência, (ii) Psicologia da Educação e (iii) Psicologia no Ensino de Matemática. Identificamos 219 PPC que abordam pelo menos uma disciplina relacionada aos conhecimentos de Psicologia, o que equivale a 93,8% dos PPC. Destes, encontramos 243 disciplinas com ementas, sendo: 222 disciplinas, o que equivale a 91,4% do total referentes a Psicologia da Educação, 14 disciplinas referentes à Psicologia como Ciência e apenas sete disciplinas referentes à Psicologia no ensino de matemática. Com esses dados, sugerimos que, além das disciplinas de Psicologia e Psicologia da Educação, incorpore-se a disciplina de Psicologia da Educação Matemática na matriz curricular nos cursos de licenciatura em Matemática no Brasil, pois compreendemos que os conhecimentos de Psicologia precisam estar articulados com a Educação Matemática para contribuir com a formação de professores de Matemática.
Metrics
Referências
Ardiles, Roseline Nascimento de. Pesquisas em psicologia da educação matemática: avanços e atualidades. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
André, Marli; PEREIRA, Marli Amélia; MARTINS, Francine de Paulo; CALIL, Ana Maria Gimenes Correa. O papel do curso de licenciatura na escolha profissional e na formação de futuros professores de história. In: XVI ENDIPE 2012. Campinas. Anais Livro 2, 2012. p. 5935-5946.
Bardln, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições v. 70, 1977.
Bergamo, Regiane Banzzatto. Concepções de professores sobre a disciplina de Psicologia da Educação na formação docente. Dissertação de Mestrado PUC – PR, Curitiba 2004.
Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Diário Oficial da União de 5/3/2002, Seção 1, p. 15, 2002.
______. E-MEC (2011). Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 10 out. 2019. Resultado correspondente à consulta realizada em: no dia 10 out. 2019.
_______ . Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 12/03/2020.
Brito, Márcia Regina Ferreira. (Org). Psicologia da educação matemática: Teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular, 2005.
Cambaúva, Lenita Gama; SILVA, Lucia Cecilia da; FERREIRA, Walterlice. Reflexões sobre o estudo da História da Psicologia. Estudos de Psicologia, Natal, v. 3, n. 2, p. 207-227, 1998.
Cosmo, Norma Celiane. As contribuições da psicologia da educação para a escola: uma análise das produções científicas da ANPED e da ABRAPEE. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2006.
Creswell, John. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Gallahue, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Tradução de Maria Aparecida da Silva Pereira Araújo, Juliana de Medeiros Ribeiro, Juliana Pinheiro Souza e Silva. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.
Gatti, Bernardete Angelina (Org.). Análises pedagógico-curriculares para os cursos de licenciatura vinculados às áreas de artes, biologia, história, língua portuguesa, matemática e pedagogia no âmbito da UAB e PARFOR. Documento Técnico. Brasília: Unesco/MEC/Capes, 2012.
Godoy, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.
Marconi, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004.
Meira, Gianete Dutra. Formação de professores de Matemática: um estudo das contribuições da psicologia. Tese ( Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo, 2016.
Moro, Maria Lucia Faria. Psicologia da educação matemática: Por quê? Para quê? Encontro Paranaense de Educação Matemática, v. 12, 2002.
Penteado, Wilma Millan Alves (Org.). Psicologia e Ensino. São Paulo: Papelivros, 1980.
Santos, Wilson. SILVA, Marcio Antonio. Por que reformular o projeto pedagógico de um curso de licenciatura em Matemática? Com a palavra, os coordenadores. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.14, n.1, pp.149-169, 2012 Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9011/6833 Acesso em: 12 mar 2022.
Severino, Antônio Joaquim. Educação e subjetividade: a hora e vez da Psicologia da Educação. In: SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da Educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1996.
Shulman, Lee. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y Formación Del Profesorado, Granada, España, ano 9, n. 2, p. 1-30, 2005. Disponível em: <http://www.ugr.es/local/recfpr/rev92art1.pdf>. Acesso em: 04 set. 2019.
______. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, 1987.
______. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, fev. 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).