Significados e sentidos atribuídos à prática escolar por alunos concludentes de graduação em matemática:

Os casos do Brasil e da Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p355-392

Palavras-chave:

Estudantes de Licenciatura em Matemática, Prática escolar, Significados, Sentidos

Resumo

O artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com alunos brasileiros e colombianos do último semestre de um curso de matemática, cujo objetivo foi descrever e analisar os significados e sentidos atribuídos à prática escolar em relação ao ensino e aprendizagem da matemática. Foi implementada uma metodologia qualitativa com abordagem fenomenológica e escolhido um grupo focal. A análise das falas dos participantes foi baseada nas contribuições teóricas e procedimentais da análise de conteúdo (Bardin, 1977) e do método descritivo fenomenológico científico (Giorgi, 2008), o que permitiu a construção de seis categorias, a saber: papel do professor na prática escolar, significados atribuídos ao planejamento, ensino, aprendizagem e avaliação; situações emergentes que dificultam a prática escolar, os recursos didáticos, as atividades lúdicas e a mediação tecnológica na prática escolar; ensino contextualizado da matemática; e importância de conhecer o aluno em suas dimensões cognitiva, afetiva e sociocultural. Essas categorias emergentes dos discursos dos egressos representam a estrutura essencial do fenômeno investigado e constituem subsídios para motivar a reflexão sobre os significados, sentimentos e ações dos professores em formação inicial no que diz respeito aos processos de ensino e aprendizagem da matemática, considerando os desafios e complexidades do ensino nesta sociedade globalizada e com passos cada vez mais acelerados nas esferas social, ambiental e tecnológica, que impactam os processos educacionais.

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Biografia do Autor

Gustavo Javier Daza-Damian, Institución Educativa Alfonso López Pumarejo

Maestro en Procesos socioeducativos y prácticas escolares por a Universidad de Aão João del Rei. Maestro en Ciencias de la Educación por la Universidad Autónoma de Querétaro y Licenciado en Matemáticas e informática. Profesor en la Institución Educativa Alfonso López Pumarejo de Valledupar, Cesar, Colombia. Temas que trabaja: Educación Matemática, línea de investigación: formación de profesores, y procesos de enseñanza y aprendizaje. dazgustavo@gmail.com

Romélia Mara Alves Souto, Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil

Romélia Mara Alves Souto

Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora associada do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de São João de- Rei/MG. Atua na formação inicial de professores de Matemática. Linhas de pesquisa: Educação Matemática, História e Educação Matemática e Formação de professores.

 

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Publicado

2022-10-31