Recursos de um professor para ensinar conteúdos estatísticos nos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p217-246Palavras-chave:
Recursos do professor, Conteúdos estatísticos, Letramento estatístico, Escola de camploResumo
A pesquisa, desenvolvida no quadro de um mestrado, buscou compreender os sistemas de recursos de professores de escolas do campo para ensinar conteúdos estatísticos nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isto, ancorou-se na Abordagem Documental do Didático, na Educação do Campo e na Educação Estatística. Este artigo foca os recursos de um dos três professores que participaram da pesquisa, para caracterizá-los em materiais e não-materiais e em recursos mãe e recursos filhos. Destaca, também, as relações entre os recursos do professor e as realidades de seus alunos nas comunidades camponesas. Os dados da pesquisa foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas realizadas em dois momentos; apresentação, pelo professor, dos recursos que dispunha em seu computador para ensinar estatística e construção de um mapa de recursos com essa finalidade; e observação de uma aula. Em razão da pandemia da Covid-19, a exceção do mapa de recursos que foi construído na presença do pesquisador, os dados foram coletados remotamente. Entre os recursos apresentados pelo professor encontram-se o planejamento fornecido pelo município, livros didáticos, jogos matemáticos, páginas da internet, software e listas de exercícios – caracterizados como materiais e recursos mãe. Os recursos filhos construídos a partir deles são, em maioria, atividades que o professor modificou para aproximá-las do cotidiano escolar e das realidades dos alunos nas comunidades camponesas – caracterizados como não-materiais. O professor apresentou recursos que podem contribuir com o letramento estatístico dos alunos das escolas do campo, se forem utilizados com esta finalidade.
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