Recursos de um professor para ensinar conteúdos estatísticos nos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo

Autores

  • Diego Jonata de Medeiros Universidade Federal de Pernambuco
  • Iranete Maria da Silva Lima Núcleo de Formação Docente, Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco – CAA/UFPE. Professora colaboradora do Programa Educação Contemporânea (PPGEduC) do Campus do Agreste. Professora permanente do Programa em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) do Campus do Agreste.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p217-246

Palavras-chave:

Recursos do professor, Conteúdos estatísticos, Letramento estatístico, Escola de camplo

Resumo

A pesquisa, desenvolvida no quadro de um mestrado, buscou compreender os sistemas de recursos de professores de escolas do campo para ensinar conteúdos estatísticos nos anos finais do Ensino Fundamental. Para isto, ancorou-se na Abordagem Documental do Didático, na Educação do Campo e na Educação Estatística. Este artigo foca os recursos de um dos três professores que participaram da pesquisa, para caracterizá-los em materiais e não-materiais e em recursos mãe e recursos filhos. Destaca, também, as relações entre os recursos do professor e as realidades de seus alunos nas comunidades camponesas. Os dados da pesquisa foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas realizadas em dois momentos; apresentação, pelo professor, dos recursos que dispunha em seu computador para ensinar estatística e construção de um mapa de recursos com essa finalidade; e observação de uma aula. Em razão da pandemia da Covid-19, a exceção do mapa de recursos que foi construído na presença do pesquisador, os dados foram coletados remotamente. Entre os recursos apresentados pelo professor encontram-se o planejamento fornecido pelo município, livros didáticos, jogos matemáticos, páginas da internet, software e listas de exercícios – caracterizados como materiais e recursos mãe. Os recursos filhos construídos a partir deles são, em maioria, atividades que o professor modificou para aproximá-las do cotidiano escolar e das realidades dos alunos nas comunidades camponesas – caracterizados como não-materiais. O professor apresentou recursos que podem contribuir com o letramento estatístico dos alunos das escolas do campo, se forem utilizados com esta finalidade.

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Biografia do Autor

Diego Jonata de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) pelo Programa de P´´os Graduação em Educação Matemática e Tecnol´gica do Centro de Educação (CE) vinculado à Universidade Federal de Pernambuco. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo (GPEMCE) do Centro de Educação, ambos da UFPE. Tem interesse pelas pesquisas nas seguintes temáticas: Educação Matemática, Educação do Campo, Educação Estatística e Recursos Didáticos.

Iranete Maria da Silva Lima, Núcleo de Formação Docente, Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco – CAA/UFPE. Professora colaboradora do Programa Educação Contemporânea (PPGEduC) do Campus do Agreste. Professora permanente do Programa em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) do Campus do Agreste.

Doutora em Matemática e Informática pela Université Joseph Fourier (Grenoble-FR), com pós-doutorado em Didática da Matemática pelo Institut Français de lÉducation - École Normale Supérieure de Lyon e pós-doutorado em Educação, ênfase em Educação do Campo, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi professora de matemática da rede pública estadual de ensino em Pernambuco. É professora associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) atuando na Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado em Educação Contemporânea (PPGEduC) do Centro Acadêmico do Agreste, e no Mestrado e Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) do Centro de Educação. Coordena o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC); representa a UFPE no Comitê de Educação do Campo de Pernambuco; integra a Comissão Executiva do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC). É líder do Grupo de Pesquisa GPENAPE e pesquisadora dos Grupos GPEMCE da UFPE e GEPERUAZ da UFPA. Pesquisa nos domínios da Didática da Matemática, da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo, com enfoque na formação de professores, decisões didáticas, recursos, concepções e conhecimentos mobilizados por professores(as) e estudantes sobre conceitos matemáticos estudados na educação básica.

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Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS