Contribuições do Modelo dos Campos Semânticos para a formação inicial de pedagogas e pedagogos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p083-107

Palavras-chave:

Formação de professores que ensinam Matemática, Formação matemática, Pedagogia, Modelo dos Campos Semânticos, Filosofia da Educação Matemática

Resumo

Neste artigo analisamos estranhamentos causados pela Matemática do matemático como uma possibilidade para a formação de futuras pedagogas e futuros pedagogos, a partir de duas narrativas autobiográficas. As narrativas foram produzidas a partir das ações didáticas dos autores, junto a dois cursos de Licenciatura em Pedagogia, relatando as interações com as alunas destes cursos, que ocorreram em aulas nas quais os Axiomas de Peano foram objeto de discussão. A análise desse material é feita conforme o modo de proceder característico do Modelo dos Campos Semânticos (MCS). Nas discussões apresentamos a nossa compreensão acerca da Matemática do matemático, bem como as principais noções do MCS mobilizadas na análise. Destacamos em seguida os enlaces das discussões que aqui realizamos com o que se mostra na literatura correlata. Consideramos que a Matemática do matemático possibilita uma ampliação da lucidez matemática das futuras pedagogas e dos futuros pedagogos ao proporcionar a elas e eles a ampliação de seus repertórios de modos legítimos de produzir significado. Apresentamos, também, considerações concernentes à mobilização do MCS como um referencial teórico no âmbito da Filosofia da Educação Matemática. Ao colocar em foco aspectos epistemológicos da interação entre professores e alunos, esse modelo teórico contribui com as discussões nessa região de inquérito.

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Biografia do Autor

João Pedro Antunes de Paulo, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Educação Matemática

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Educação Matemática

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Finalizada - Número especial: Filosofia da Educação Matemática –2022