Educação Matemática no contexto de alguns debates clássicos em Filosofia e Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p041-062

Palavras-chave:

Linguagem, Lógica, Filosofia, Matemática, Diferentes formas de complementaridade

Resumo

O artigo apresenta algumas voltas ilustrativas na história das interações entre Filosofia, Lógica, Matemática e Educação Matemática desde o século XVI.O problema subjacente poderia ser chamado Problema Aristotélico. Aristóteles argumentou que qualquer coisa individual consiste em uma forma substancial, que determina sua natureza geral, e matéria, que individua a coisa e a torna numericamente distinta de qualquer outra substância semelhante

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Biografia do Autor

Michael Otte, Universität Bielefeld

Possui mestrado em Matemática pela Universidade de Erlangen (1963), doutorado em Matemática pela Universidade de Goettingen (1967) e doutorado em Matemática pela Universitat Munster (Westfalische-Wilhelms) (1972). Professor aposentado da Universidade de Bielefeld (Alemanha), recentemente atua como professor colaborador na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT simultaneamente no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) do Instituto de Educação (IE) e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM da REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA- REAMEC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Filosofia da Matemática, História da Matemática, História da Filosofia Analítica, Semiótica e Complementaridade.

Mircea Radu, Universität Bielefeld

Mircea Radu teaches Mathematics at the Oberstufen-Kolleg des Landes Nordrhein-Westfalen in Bielefeld, Germany. His research work covers topics in the history and phylosophy of mathematics and mathematics education.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

OTTE, M.; RADU, M. Educação Matemática no contexto de alguns debates clássicos em Filosofia e Matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 041–062, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i2p041-062. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57311. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Número especial: Filosofia da Educação Matemática –2022