Pesquisa em Educação Matemática: um olhar histórico-filosófico para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p558-5990Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação Docente, PEPResumo
Esta pesquisa tem como foco evidenciar a Filosofia como âmbito de reflexão sobre as contribuições do campo de pesquisa da Educação Matemática e da Didática da Matemática para a formação de professores, bem como ponderar sobre um dispositivo didático-metodológico denominado Percurso de Estudo e Pesquisa construído na Teoria Antropológica do Didático (TAD). Dessa forma, buscamos explicitar que a Educação Matemática, assim como a Didática da Matemática, se consolidam pelas pesquisas e produções científicas no que tange ao ensinar e a aprender matemática, bem como a produção de teorias e metodologias para contribuir na fortificação dessas como áreas de conhecimentos. Para isso, tomamos como aportes teóricos os estudos sobre a pesquisa em Educação Matemática e a Teoria Antropológica do Didático (TAD). Assim sendo, temos a intenção de utilizar os pressupostos teóricos de um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem da Matemática voltado para a formação de professores. Nesse sentido, a presente pesquisa aponta suportes qualitativos significantes que fornecem meios que proporcionem a compreensão do ensino e da aprendizagem da Matemática no contexto da formação de professores da escola básica, especialmente com uso do dispositivo PEP.
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