Relações com a matemática: entendimentos de pesquisadores do campo da Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p497-534

Palavras-chave:

Relação com o saber, correntes filosóficas, prática social, aspecto sociocultural

Resumo

Este artigo objetiva investigar elementos que caracterizam relações com a matemática, apontados por pesquisadores de produções stricto sensu desenvolvidas a partir do aporte teórico da relação com o saber. Para tanto, segue uma abordagem qualitativa orientada por princípios da análise de conteúdo. A produção de dados envolve a análise de trabalhos stricto sensu identificados por intermédio de um mapeamento que compõe um panorama nacional em três repositórios: REPERES, BDTD e Catálogo da Capes, além de três entrevistas e 13 questionários, respondidos por autores e/ou orientadores de algumas dessas de dissertações e teses. A sistematização dos dados é composta por cinco categorias constituídas a posteriori, a saber: correntes filosóficas; conhecimentos científicos e escolares; aspectos interdisciplinares; aspectos socioculturais e práticas sociais. Entre os resultados, observa-se que todos os sujeitos consideram a matemática como uma criação humana, destacando, principalmente, influências no desenvolvimento da sociedade decorrentes de conhecimentos construídos por diferentes grupos sociais. No que tange às correntes filosóficas logicismo, formalismo e intuicionismo, constata-se que o logicismo obteve maior destaque, por meio da caracterização da natureza e de estruturas matemáticas. Também se identificam entendimentos referentes a conhecimentos matemáticos escolares e científicos, mas tal denominação possui um potencial mais relevante do ponto de vista didático do que conceitual. Quanto à linguagem matemática, observam-se incidências vinculadas ao formalismo, aspectos interdisciplinares, socioculturais, bem como na matemática escolar e científica. Além disso, destaca-se que a perspectiva humanista atrelada a práticas sociais e aspectos socioculturais são as relações estabelecidas com maior frequência.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

LOVIS, C.; DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI, R. Relações com a matemática: entendimentos de pesquisadores do campo da Educação Matemática . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 497–534, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i2p497-534. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57410. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Número especial: Filosofia da Educação Matemática –2022