Um trabalho com tecnologias digitais em cursos de formação de professores de Matemática: possibilidades para o pensar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p728-756

Palavras-chave:

Teorema Fundamental do Cálculo, Educação Matemática, Geogebra, Pensar em Heidegger

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir como um trabalho com Tecnologias Digitais (TD) que apresenta uma atividade de investigação pode criar possibilidades para o pensar nas aulas de Matemática. Apresentamos esse ‘pensar’ a partir da teoria de Heidegger.  O trabalho traz a discussão para os cursos de formação de professores, onde propõe que a abertura para a investigação, para a discussão e a criação pode se dar em cada uma de suas disciplinas, não só nas que se relacionam diretamente com a área pedagógica. O trabalho, que se desenvolve a partir de uma pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico, propõe uma atividade, com foco no Teorema Fundamental do Cálculo, um tema importante para o Cálculo Diferencial e Integral. A atividade foi desenvolvida com alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. Os dados deste trabalho foram obtidos por meio da análise das discussões de um dos grupos de alunos. A partir do referencial teórico estudado sobre o pensar em Heidegger e os dados analisado, percebemos: o movimento, ou seja, o não pensado e o pensável, que se “dá a pensar”; a busca de sentido do que se apresenta e o tema estudado como algo que espanta, que abre em sala de aula uma disposição para se pensar sobre o que se mostra na atividade. Concluímos, portanto que os alunos, ao serem convidados a desenvolver uma atividade que instigue o pensar, questionam, elaboram, testam e validam hipóteses, se emocionam com as descobertas, ou seja, se lançam em um movimento, onde encontram o não pensado e o pensável, que se “dá a pensar”, quando se interessam por pensar.

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Biografia do Autor

Elisangela Pavanelo, ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)

Departamento de Física
Divisão de Ciências Fundamentais
Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

PAVANELO, E. Um trabalho com tecnologias digitais em cursos de formação de professores de Matemática: possibilidades para o pensar. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 728–756, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i2p728-756. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57437. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Número especial: Filosofia da Educação Matemática –2022