Ver, perceber, representar, visualizar: uma reflexão sobre o acesso aos objetos matemáticos e sua relação com os modos de pensar na matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p029-061

Palavras-chave:

Visualização, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Educação Matemática.

Resumo

Esse estudo tem por objetivo promover discussões e reflexões sobre a visualização matemática, tomando como base sua relação com a visão, a percepção e a representação. Tal pesquisa foi apoiada pelos estudos do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria – GPEG, no qual a visualização e suas diferentes compreensões vêm sendo estudadas. O percurso metodológico dessa reflexão teórica se fundamenta em uma pesquisa de natureza exploratória, visando buscar o que há de característico e particular nas concepções analisadas. Portanto, é uma pesquisa de abordagem qualitativa no paradigma interpretativo. Para frutificar esse olhar sobre a visualização, de natureza tão polissêmica, são utilizados como subsídios teóricos as ideias de visão, percepção e representação, que não apenas dão base para o estudo, mas também evidenciam suas diferenciações e aproximações. Uma das questões emergentes nesta pesquisa é: Como agem as representações de um objeto na experiência de sua visualização? Para essa discussão, considera-se a visualização como uma forma de pensamento, ou seja, a visualização é uma forma de pensar dentro da própria matemática. Compreende-se que a correspondência entre essas concepções se desenvolve em torno da atividade matemática, na interpretação do que é visto, na descoberta de novas relações, na representação do que não está ao alcance dos olhos e na concretização dessa atividade matemática.

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Biografia do Autor

Alessandra Hendi dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Brasil(2021) Profissional do magistério - docência ll da Prefeitura Municipal de Curitiba , Brasil

Valdeni Soliani Franco, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemática e Computação, Brasil(1998)
Professor associado da Universidade Estadual de Maringá , Brasil

José Carlos Cifuentes, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(1993)
Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná , Brasi

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

DOS SANTOS, A. H.; SOLIANI FRANCO, V.; CARLOS CIFUENTES, J. Ver, perceber, representar, visualizar: uma reflexão sobre o acesso aos objetos matemáticos e sua relação com os modos de pensar na matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 029–061, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i3p029-061. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57540. Acesso em: 21 dez. 2024.