Resolução de problemas e o ensino de equações do 2º grau

meta-análise de duas pesquisas de mestrado profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p668-690

Palavras-chave:

Álgebra, Educação matemática, Equações de 2º grau, Resolução de problemas

Resumo

O presente artigo objetivou analisar propostas de ensino de Equações de 2º grau em pesquisas de pós-graduação com foco na resolução de problemas e na concepção de Álgebra. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica em que obtivemos duas dissertações que passaram por uma metanálise. Os resultados mostram que ambas apresentam interesse por abordagens de ensino das Equações de 2º grau relacionadas à Resolução de Problemas. Entretanto, evidencia-se incompreensões entre a teoria e a prática frente as limitações e potencialidades de cada abordagem da Resolução de Problemas, além da recorrência a exercícios relacionados à sistematização de técnicas por meio da repetição, reforçando uma visão fundamentalista-analítica da Álgebra. Cabe considerar a relevância da ampliação de estudos que apresentem propostas sequenciais de ensino de Equações de 2º grau em meio à Resolução de Problemas, empregando com coerência as distintas abordagens (sobre, para e via), e às concepções da Álgebra que estão atreladas à esse ensino.

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Biografia do Autor

Fernando Francisco Pereira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação para a Ciências e a Matemática - UEM

Mestre em Ensino de Matemática - UTFPR

Especialista em Informática aplicada a Educação - UTFPR

Licenciado em Matemática - UTFPR

Professor de Matemática e Raciocínio Lógico - Rede Privada

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação para a Ciência

Professor Associado do Departamento de Matemática - UEM - Maringá

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM

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Publicado

2024-04-30