Residência Pedagogia em tempos de pandemia: relatos de residentes do curso de Pedagogia sobre a formação Matemática
Palavras-chave:
Formação de professores, Anos iniciais, Residência pedagógica, Matemática, Ensino remoto emergencialResumo
CCom o objetivo de analisar as contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação de professores(as) que ensinam matemática nos anos iniciais da escolarização, este artigo problematiza: O que narram os(as) residentes do curso de pedagogia quanto às aprendizagens para a docência em matemática vivenciadas junto ao Programa de Residência Pedagógica durante a pandemia da Covid-19? O referencial teórico pauta-se nas discussões sobre a formação de professores(as) que ensinam matemática e nas propostas do Programa de Residência Pedagógica para a formação docente. Para responder à questão deste estudo, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-nos de entrevistas em profundidade para a produção dos dados. As entrevistas foram realizadas com três residentes do Programa de Residência Pedagógica, vinculadas ao curso de pedagogia de uma universidade pública, localizada no estado de Mato Grosso, que participaram da residência no Edital Capes N.º 01/2020. A partir das narrativas das residentes, verificamos que, devido à pandemia da Covid-19, as atividades desenvolvidas na residência pedagógica tiveram que se adaptar à organização das escolas, limitando a autonomia das residentes no processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação de atividades matemáticas. Apesar das residentes relatarem poucas situações de aprendizagens quanto à disciplina de matemática, constatamos um grande esforço dessas na busca por promover um ensino de qualidade e acessível às crianças, desenvolvendo diferentes estratégias de ensino que fossem possíveis de serem realizadas pelas crianças diante do ensino remoto emergencial.
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