Encontros e Desencontros com a Matemática no Percurso Formativo de Estudantes do Curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p430-463Palavras-chave:
Matemática, Encontros e Desencontros, Percurso Formativo, Ensino- AprendizagemResumo
Esta pesquisa é um estudo de abordagem qualitativa que discute as mudanças das visões de estudantes de pedagogia sobre a matemática na sua trajetória formativa, a partir dos momentos experienciados na graduação. Analisam-se os encontros e desencontros com a matemática vivenciados pelas nove estudantes do curso de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII, durante os processos formativos na educação básica e na universidade. Identificam-se contribuições das vivências de um componente curricular desse curso e de um grupo de estudos, que mudaram o olhar das estudantes sobre a matemática. Os dados da investigação foram produzidos por meio de questionário, narrativas escritas e orais, e diário de campo reflexivo das pesquisadoras. Foram analisados através da análise de conteúdo (Bardin, 2011). Neste estudo, compreender as concepções, os encontros e os desencontros que permeiam os processos de ensino e aprendizagem da matemática é proporcionar aos(às) professores(as) que ensinam (ou ensinarão) essa disciplina reflexões acerca de como os(as) estudantes a concebem em sua trajetória formativa. Os achados da pesquisa revelam mudanças no modo como as estudantes da pedagogia veem a matemática. Suas vivências de estratégias metodológicas diversificadas na graduação possibilitaram-lhes refletir criticamente sobre as lacunas que, na sua trajetória formativa de estudantes-futuras professoras, deixaram marcas, medos e angústias nos processos de ensino e aprendizagem de conceitos e conteúdos matemáticos, os quais precisam ser repensados nas ações pedagógicas.
Metrics
Referências
Alrø, H., & Skovsmose, O. (2006). Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica.
Azevedo, P. D. (2012). O conhecimento matemático na educação infantil: o movimento de um grupo de professoras em processo de formação continuada. [Tese de Doutorado]. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977).
Bogdan, R., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora.
Bolívar, A., Domingo, J., & Fernández, M. (2001). La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodología. Madri: Editorial La Muralla.
Clandinin, D. J., & Connelly, F. M. (2015). Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores (GPNEP) ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU.
Ferreira, V. A. R., & Freitas, A. M. M. (2014). Ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: o problema da formação do professor e as contribuições de Lee Shulman e de V. V. Davydov. Poiésis, 8(14), 535-552.
Ferreira, R. M. N. (2014). Matemática: como superar as dificuldades de aprendizagem. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, PR, Brasil.
Fetzer, F., & Brandalise, M. A. T. (2010). Processo de ensino-aprendizagem de matemática: o que dizem os alunos? Anais do Encontro Regional dos Estudantes de Matemática da Região Sul (EREMATSUL), Porto Alegre, RG, Brasil, 16.
Fiorentini, D., & Lorenzato, S. (2006). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (18a ed.). São Paulo: Paz e Terra.
Giardinetto, J. R. B. (1999). Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. Campinas-SP: Autores Associados.
Josso, M.-C. (2004). Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez.
Julio, R. S., & Silva, G. H. G. (2018). Compreendendo a formação matemática de futuros pedagogos por meio de narrativas. Bolema, 32(62), 1012-1029.
Leite, F. S. (2007). A visão dos alunos de ensino fundamental sobre reforço da aprendizagem de português e matemática em ambiente não-escolar. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.
Lins, R. C. (2005). Matemática, monstros, significados e educação matemática. In M. A. V. Bicudo, & M. C. Borba (Org.), Educação matemática: pesquisa em Educação. (pp. 92-120). São Paulo: Cortez.
Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Machado, I. A. (2005). Algumas dificuldades do ensino da matemática na 7ª série do ensino fundamental. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
Melo, I. B. (2015). Experiências com a matemática nos percursos formativos de pedagogas/professoras. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, BA, Brasil.
Ministério da Educação. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC/SEF. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf
Ministério da Educação. (2006). Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC.
Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEB.
Moraes, J. C. P. (2021). Lins, você por aqui?! o monstro da Matemática encontra a
Pedagogia. Ensino da Matemática em Debate, 8(2), 58-72.
Nacarato, A. M., Mengali, B.L.S., & Passos, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica.
Nascimento, F. J., Castro, E. R., Leite, L. R., & Lima, M. S. L. O diálogo como experiência constituinte na formação inicial do professor de Matemática. Práxis Educativa, 16(e2116556), 1-14.
Oliveira, S. A, Brito, R. N. M., Cruz, D. I. G. S., Bezerra, J. D. A., & Santos, M. G. (2017). Saberes e experiências no âmbito do projeto de extensão “Jogos e resolução de problemas na formação e na prática docente”. In D. R Trindade, E. S. Pereira, M. F. P. Carvalho, & S. A. Oliveira (Org.), Práticas educativas, currículo e formação: olhares múltiplos. (pp. 322-338). Fortaleza: RDS.
Oliveira, S. A., Rezende, D. P. L., Garcia-Reis, A. R., & Carneiro, R. F. (2021). Vivências de professoras dos anos iniciais no trabalho com a resolução de problemas em uma formação continuada. Educação Matemática Debate, 5(11), 1-27.
Oliveira, E. A. C., & Oliveira, M. F. A. (2011). Dificuldades apresentadas por alunos do ensino fundamental na disciplina de matemática. Revista Práxis, 3(5), 35-43.
Oliveira, S. A, & Passos, C. L. B. (2013). Resolução de problemas na formação continuada e em aulas de matemática nos anos iniciais: saberes e aprendizagens docentes. Educação Matemática Pesquisa, 15(Número Especial), 873-893.
Passos, C. L. B., & Oliveira, R. M. M. A. (2010). Formação como um continuum: a escrita de professores. In C. L. B. Passos (Org.), Processos de formação de professores: narrativas, grupo colaborativo e mentoria. (pp. 38-67). São Carlos: EdUFSCar.
Perez, G. (2005). Prática reflexiva do professor de matemática. In M. A. V. Bicudo, & M. C. Borba (Org.), Educação Matemática: pesquisa em movimento. (pp. 250-263). São Paulo: Cortez.
Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2004). Estágio e docência (3a ed.). São Paulo: Cortez.
Reis, L. R. (2005). Rejeição à matemática: causas e formas de intervenção. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
SOUTO, N. M. (2015). Percepções de estudantes de Pedagogia em relação à própria formação matemática: um estudo com duas instituições mineiras. Anais do Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), Juiz de Fora, MG, Brasil, 19.
Thomaz, T. C. (1999). Não gostar de matemática: que fenômeno é este? Cadernos de Educação, (12), 187-209.
Van de Walle, J. A. (2009). Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula (6a ed.). Tradução de Paulo Henrique Colonese. Porto Alegre: Artmed.
Varizo, Z. C. M. (2006). Os caminhos da didática e sua relação com a formação de professores de matemática. In A. M. Nacarato, & M. A. V. Paiva (Org.), A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. (pp. 43-59). Belo Horizonte: Autêntica.
Vieira Junior, W. A., & Oliveira, S. A. (2020). Narrativas da formação e da atuação do pedagogo no processo de ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática, 9(19), 704-730.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).