Movimento de constituição da identidade profissional de futuros professores de Matemática no âmbito do Pibid e do Estágio Curricular Supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p237-258

Palavras-chave:

Educação matemática, Formação de professores de matemática, Identidade profissional de professores que ensinam matemática, Ações do contexto formativo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir ações do contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e do Estágio Curricular Supervisionado que promoveram o movimento de constituição da identidade profissional (IP) de professores de matemática. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, baseada em entrevistas, discussões e produções escritas de estudantes do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Os resultados revelam que os contextos de formação inicial analisados proporcionaram aos futuros professores: vivenciar as primeiras experiências como docente; vivenciar situações de vulnerabilidade e operar o seu sentido de agência; conhecer alunos da Educação Básica e identificar demandas cognitivas e relacionais; refletir a respeito de comportamentos docentes no processo de ensino; experienciar metodologias de ensino diferentes do ensino diretivo; e refletir sobre sua prática docente a partir da elaboração de relatórios das atividades desenvolvidas. Tais ações promoveram o movimento de constituição da IP dos futuros professores de matemática e apontaram a necessidade de promover processos de formação inicial que oportunizem espaços que provoquem reflexões a respeito de temas como o autoconhecimento profissional, as emoções no trabalho docente, a função social do professor de matemática e suas responsabilidades. Tais processos são promissores para a constituição de um professor crítico, solidário e consciente das implicações de sua atuação profissional.  

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Lima Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM - UEL). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM - UEL). Professor de Matemática do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Gaspar. 

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino é licenciada em Matemática (UNESP/PP, 1988), mestre em Educação Matemática (UNESP/RC, 1997), e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática. Realizou Pós-doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa de 02/2008 a 12/2008, na área de Formação de Professores, e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de 07/2012 a 02/2013. Atualmente é bolsista produtividade 1D do CNPq; Professora Titular da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e vice-coordenadora do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas da Fundação Araucária. Coordenou o PECEM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática de agosto/2009 a maio/2013. Foi membro da Fundação Araucária: Comitê Assessor da área de Matemática, Estatística e Computação de 2006 a 2012 e da Área de Ciências Humanas - Educação 2017-2019. Foi Coordenadora do Curso de Matemática (2013-2014) e Vice-Diretora do Centro de Ciências Exatas (CCE) de outubro/2014 a outubro/2018. Os temas e linhas de pesquisa e de atuação docente são: Educação Matemática e Formação de professores que ensinam Matemática. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que ensinam Matemática (GEPEFOPEM) desde 2003 e participa do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da UEL. Atuou como uma das Coordenadoras do GT de Formação de Professores que Ensinam Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), período de 2007-2009. Integrou o Conselho Nacional Fiscal da SBEM (gestão 2016 - 2019). Foi membro do Comitê Editorial Nacional da SBEM (2016 - 2019 e 2019 - 2022).

Referências

Barbosa, C. P., & Lopes, C. E. (2020). Um estudo sobre a identidade profissional de futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, jan./dez., (pp. 1-25). https://doi.org/10.46551/emd.e202035

Caporale, S. M. M., & Nacarato, A. M. (2018). Sentir-se professor ou professora de matemática: percurso de (trans)formação. Perspectiva, v. 36, n. 2, (pp. 558-579). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p558

Cyrino, M. C. C. T. (2017). Identidade Profissional de (futuros) Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10 (pp. 699-712).

Cyrino, M. C. C. T. (2018). Prospective mathematics teacher’s professional identity. In M. E. Strutchens, R. Huang, D. Potari, & L. Losano (Org.), ICME-13 Monographs (vol. 1, pp. 269-285). Springer International Publishing.

Cyrino, M. C. C. T. (2021). Ações de formação de professores de matemática e o movimento de construção de sua identidade profissional. Perspectivas da Educação Matemática, 14, 1-26. https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13408

De Paula, E. F., & Cyrino, M. C. C. T. (2020). Aspectos a serem considerados em investigações a respeito do movimento de constituição da Identidade Profissional de professores que ensinam matemática. Educação, v. 45, n. 1, e28/ (pp. 1–29). https://doi.org/10.5902/1984644434406

França, E. L. (2021). Iniciação à docência: identidade e saberes da formação. In: Silva, A. J. N. Educação enquanto fenômeno social: democracia e emancipação humana, (pp. 158-169).

Freire, P. (2000). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (25ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.

Kelchtermans, G., & Hamilton, M. L. (2004). The dialects of passion and theory: exploring the relation between self-study and emotion. International handbook of self-study and teacher education practices, (pp. 785 – 810).

Kelchtermans, G. (2009). Who I am in how I teach is the message: self-understanding, vulnerability and reflection. Teachers and Teaching: theory and practice, v. 15, n. 2, (pp. 257-272).

Kelchtermans, G., Deketelaere, A. (2016). The Emotional Dimension in Becoming a Teacher. In: Loughran, J., Hamilton, M. (eds) International Handbook of Teacher Education. Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-10-0369-1_13

Leite, E. A. P., & Passos, C. L. B. (2020). Considerações sobre lacunas decorrentes da formação oportunizada no curso de Licenciatura em Matemática no Brasil. Revista de Educação Pública, Cuiabá, MT, v. 29, jan./dez, (pp. 1-23). https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.8023

Marins, A. S., Savioli, A. M. P. D., & Teixeira, B. R. (2019). Um Panorama de Pesquisas Brasileiras Realizadas Sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 12, n.1, (pp. 24-37). https://doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n1p24-37

Matos, A. H. M. (2016). Programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID e sua contribuição na formação inicial de professores sobre uma perspectiva interdisciplinar. [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto de Física, Universidade Estadual de Campinas].

Muir T., & Beswick K. (2007). Stimulating reflection on practice: using the supportive classroom reflection process. Mathematics Teacher Education and Development, v. 8, (pp. 74-93).

Noffs, N. A., & Rodrigues, R. C. C. (2016). A formação docente: PIBID e o Estágio Curricular Supervisionado. e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n.1, jan./mar, (pp. 357–374).

Oliveira, H. M. & Cyrino, M. C. C. T. (2011). A formação inicial de professores de Matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Interacções, v. 7, (pp. 104-130). https://doi.org/10.25755/int.461

Oliveira, L. M. C. P., & Cyrino, M. C. C. T. (2022). Aspectos da prática de uma comunidade de professoras de matemática e o desenvolvimento da agência profissional. Quadrante, v. 31, (pp. 7-27). https://doi.org/10.48489/quadrante.27028

Rodrigues, A. L., & Teixeira, B. R. (2021). Conhecimento especializado do professor de Matemática revelado na escrita reflexiva de futuros professores decorrente de simulações de aulas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 12, (pp. 1-26). https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a02

Rodrigues, A. L., Rodrigues, P. H., & Cyrino, M. C. C. T. (2019). O papel do Pibid em diferentes ações do Estágio Curricular Supervisionado: perspectivas de futuros professores. Jornal Internacional de Estudos em Educação de Matemática, v. 12, n. 2, (pp. 145-153). http://dx.doi.org/10.17921/2176-5634.2019v12n2p145-153

Rodrigues, P. H., Cyrino, M. C. C. T., & Oliveira, H. M. (2022). The search for the sense of agency in vulnerable situations in mathematics teachers’ initial education. The Montana Math Enthusiast, v. 19, n.1, (pp. 158-186). https://doi.org/10.54870/1551-3440.1548

Rodrigues, P. H., & CYRINO, M. C. C. T. (2023). The mobilization of emotions, moral commitment, and political commitment as dimensions of the movement for the constitution of the professional identity of prospective Mathematics teachers: the Supervised Teaching Practice. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), v. 13, n. 4, (pp. 1-19). https://doi.org/10.37001/ripem.v13i4.3626

Scalabrin, T. B. (2018). De estudante a futuro professor: a formação do professor de matemática no contexto do estágio supervisionado. [Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física. Universidade Federal de Santa Maria].

Schutz, P. A., Cross Francis, D., & Hong, J. (2018). Research on teacher identity: Introduction to mapping challenges and innovations. In P. Schutz, J. Hong, & D. Cross Francis (Eds.), Research on teacher identity (pp. 3-9). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-93836-3_1

Souza, M. A. S. de, & Almouloud, S. A. (2019). Contribuições do PIBID na formação inicial do professor de matemática: saberes da docência. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, (pp. 589-603). http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p589-603

Teixeira, B. R., & Cyrino, M. C. C. T. (2015). Desenvolvimento da Identidade Profissional de Futuros Professores de Matemática no Âmbito da Orientação de Estágio. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online), v. 29, (pp. 658-680). https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n52a12

Publicado

2024-04-30

Como Citar

RODRIGUES, A. L.; CYRINO, M. C. de C. T. Movimento de constituição da identidade profissional de futuros professores de Matemática no âmbito do Pibid e do Estágio Curricular Supervisionado . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 237–258, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p237-258. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/59364. Acesso em: 22 dez. 2024.