Uma abordagem praxeológica do estudo da geometria dos fractais em livros didáticos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p363-407

Palavras-chave:

Geometria dos Fractais, Teoria Antropológica do Didático, Livros Didáticos

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa maior que caracterizou praxeologias didáticas e matemáticas da abordagem do conteúdo Geometria dos Fractais em livros didáticos do Ensino Médio. Tal pesquisa visou analisar quatro coleções compostas por três livros cada, aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, que foram as mais adotadas entre as cinco maiores cidades do estado do Paraná em termos populacionais. A análise dos dados produzidos foi realizada sob a ótica das organizações praxeológicas – didática e matemática –, com a Teoria Antropológica do Didático (TAD) como referencial teórico-metodológico, no intuito de investigar escolhas matemáticas e didáticas dos autores das coleções. Para o presente artigo, nos ateremos às análises dos quatro livros selecionados para o Primeiro Ano do Ensino Médio no estado do Paraná. Sendo assim, as análises nos possibilitaram apontar que o objeto de conhecimento Geometria dos Fractais se faz presente, seja de modo teórico ou durante os exercícios, em quatro dos doze livros didáticos analisados. Tal apresentação ocorre de modo articulado com outras unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diferentes da Geometria, como Números e Álgebra. No que diz respeito aos Tipos de Tarefas categorizados, esses ocorrem através de explorações dos fractais como o floco de neve e a curva de Koch, o triângulo e o tapete de Sierpinski. Porém, de modo geral, a proposta de estudo do tema foi predominantemente abordada como um meio para o ensino de outros assuntos da matemática diferentes da própria Geometria dos Fractais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luan Padilha, Universidade Estadual do Paraná

Mestrado em Educação Matemática

Ana Pescini, Instituto Federal Catarinense

Mestrado em Educação Matemática

Mariana Moran, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática

Referências

Barbosa, R. M. (2002). Descobrindo a Geometria Fractal para a sala de aula. Autêntica.

Bittar, M. (2017). A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Zetetike, 25 (3), p. 364–387. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648640

Chavante, E.& Prestes, D. (2016). Quadrante Matemática. Edições SM.

Chevallard, Y. & Bosch, M. (1999). La sensibilité de l’activité mathématique aux ostensifs. Objet d’estude et problématique. Recherches en Didactique des Mathématiques, 19 (1), p. 77–124. https://revue-rdm.com/1999/la-sensibilite-de-l-activite/

Chevallard, Y. (1999). L’Analyse de Des pratiques Enseignantes en Théorie Anthropologique du Didactique. Recherches En Didactique Des Mathématiques, 19 (2), p. 221–266. https://revue-rdm.com/1999/l-analyse-des-pratiques/

Dante, L. R. (2017). Matemática: contexto e aplicações. Ática.

Iezzi, G., Dolce, O., Degenszajn, D., Périgo, R. & Almeida, N. de. (2016). Matemática Ciência e Aplicações. Saraiva.

Kaspary, D. R. A. & Bittar, M. (2014). Uma análise praxeológica das operações de adição e subtração de números naturais em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul]. http://grupoddmat.pro.br/wp-content/uploads/2017/03/Disserta%C3%A7%C3%A3o.-2014.-ANJOS-D.-R.-K.-142f.pdf

Paraná. (2008). Secretária de Estado da Educação do Paraná. (2008). Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática.

Pescini, A. E. (2021). Uma Análise Praxeológica da Geometria dos Fractais em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Estadual do Paraná]. http://biblioteca.unespar.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000096/00009660.pdf

Piccoli, L. A. P. (2006). A construção de conceitos em matemática: uma proposta usando tecnologia de informação. [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática]. https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3513/1/383787.pdf

Salvador, J. A. (2012). Dobras, cortes, padrões e Geometria Fractal no ensino de Matemática. Anais do I Simpósio de Matemática e Matemática Industrial (pp. 134-188). Catalão: Departamento de Matemática. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/631/o/anais_simmi_2009.pdf

Souza, J. R. & Garcia, J. da S. R. (2016). Contato Matemática. FTD.

Publicado

2023-04-29

Como Citar

PADILHA, L.; PESCINI, A.; MORAN, M. Uma abordagem praxeológica do estudo da geometria dos fractais em livros didáticos do ensino médio. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 363–407, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p363-407. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/60162. Acesso em: 18 nov. 2024.