O componente curricular “educação inclusiva” na formação inicial de professores

um estudo de caso em um curso de licenciatura em matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p339-359

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Formação inicial, Aprendizagem docente

Resumo

O trabalho discute contribuições do componente curricular “Educação Inclusiva” na formação inicial do professor de matemática. Caracteriza-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados junto a alunos e egressos de um curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE), que cursaram o componente curricular nos semestres entre 2016 e 2019. Evidenciaram-se perspectivas relevantes na visão dos participantes quanto ao percurso na disciplina, destacando-se melhor compreensão sobre o conceito de deficiência, tipos, assim como sobre educação na ótica inclusiva, além de maior entendimento acerca da necessidade de formação inicial/continuada de professores, visando à promoção de inclusão, favorecendo adequações didático-pedagógicas necessárias à efetivação de aprendizagem de pessoas com deficiência. A ênfase à importância do componente curricular “Educação Inclusiva” permite inferir que a disciplina despertou interesse e instigou a busca por subsídios que favoreçam uma prática profissional capaz de promover aprendizagens na diversidade.

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Biografia do Autor

Damião Michael Rodrigues de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Cedro

Doutorado em Educação (UNIMEP). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Especialização em Metodologias do Ensino Fundamental (UVA) e em Gestão Escolar (UDESC). Licenciaatura em Matemática (IFCE campus Cedro) e em Pedagogia (UVA). Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem. 

Francisco José de Lima, IFCE campus Iguatu

Doutorando em Educação (UNIT - Sergipe); Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (UPM); Especialista em Ciências Ambientais (FIP); Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Montenegro; Licenciado em Ciências Biológicas (UECE) e em Letras com Habi litação em Língua Brasileira de Sinais (UFSC). Professor EBTT do IFCE, campus Iguatu. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro. E-mail: michael.lima@ifce.edu.br

Roberta da Silva, IFCE campus Cedro

Doutora em Psicologia (UNIFOR). Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Especialista no Ensino de Língua Portuguesa (URCA). Licenciada em Pedagogia e em Formação de Professores para as Séries Finais do Ensino Fundamental (UECE). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro. Vice-líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ensino e Aprendizagem do IFCE campus Cedro. E-mail: robertasilva@ifce.edu.br

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

LIMA, . D. M. R. de; LIMA, . F. J. de; SILVA, R. da. O componente curricular “educação inclusiva” na formação inicial de professores: um estudo de caso em um curso de licenciatura em matemática . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 339–359, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p339-359. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/60765. Acesso em: 26 jul. 2024.