O componente curricular “educação inclusiva” na formação inicial de professores
um estudo de caso em um curso de licenciatura em matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p339-359Palavras-chave:
Educação inclusiva, Formação inicial, Aprendizagem docenteResumo
O trabalho discute contribuições do componente curricular “Educação Inclusiva” na formação inicial do professor de matemática. Caracteriza-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados junto a alunos e egressos de um curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE), que cursaram o componente curricular nos semestres entre 2016 e 2019. Evidenciaram-se perspectivas relevantes na visão dos participantes quanto ao percurso na disciplina, destacando-se melhor compreensão sobre o conceito de deficiência, tipos, assim como sobre educação na ótica inclusiva, além de maior entendimento acerca da necessidade de formação inicial/continuada de professores, visando à promoção de inclusão, favorecendo adequações didático-pedagógicas necessárias à efetivação de aprendizagem de pessoas com deficiência. A ênfase à importância do componente curricular “Educação Inclusiva” permite inferir que a disciplina despertou interesse e instigou a busca por subsídios que favoreçam uma prática profissional capaz de promover aprendizagens na diversidade.
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