Uma análise do conceito de semelhança apresentado em livros didáticos no Brasil e nos Estados Unidos

Autores

  • Rúbia Barcelos Amaral Zulatto UNICAMP
  • Karen Hollebrands North Carolina State University

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p356-393

Palavras-chave:

Análise de livros didáticos, , Semelhança, Tarefas matemáticas, Comparação internacional de livros didáticos

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa que investiga a presença da Geometria nos livros didáticos. O foco aqui é apresentar os resultados do estudo cuja pergunta diretriz é: como os livros didáticos apresentam o conceito de semelhança? Para isso, foram examinados livros didáticos de três coleções do Brasil e três dos Estados Unidos. Uma síntese da literatura relacionada à pesquisa de livros didáticos e ao ensino e à aprendizagem do conceito de semelhança é apresentada, e o referencial teórico explora semelhança como posicionada na encruzilhada da geometria e do número para descrever as maneiras pelas quais diferentes livros didáticos a abordam. A sequência de tópicos e tarefas presentes em cada livro são descritas e, em seguida, as comparações são feitas. Havia teoremas e tipos de problemas apresentados de maneira consistente em todos os livros didáticos, mas foram identificadas diferenças nas expectativas relacionadas à prova e ao uso de coordenadas e transformações geométricas. Apenas os livros didáticos nos Estados Unidos incluíam o uso de transformações e coordenadas e colocavam mais ênfase na prova formal. Ainda são apresentadas implicações para o ensino e a aprendizagem da semelhança.

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Biografia do Autor

Rúbia Barcelos Amaral Zulatto, UNICAMP

Livre-Docente em Educação Matemática

Karen Hollebrands, North Carolina State University

Ph.D., Curriculum & Instruction with emphasis in Mathematics Education

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Publicado

2023-08-20

Como Citar

AMARAL, R. B.; HOLLEBRANDS, K. Uma análise do conceito de semelhança apresentado em livros didáticos no Brasil e nos Estados Unidos. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 356–393, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i2p356-393. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/60974. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU