Uma análise do conceito de semelhança apresentado em livros didáticos no Brasil e nos Estados Unidos

Autores

  • Rúbia Barcelos Amaral Zulatto UNICAMP
  • Karen Hollebrands North Carolina State University

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p356-393

Palavras-chave:

Análise de livros didáticos, , Semelhança, Tarefas matemáticas, Comparação internacional de livros didáticos

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa que investiga a presença da Geometria nos livros didáticos. O foco aqui é apresentar os resultados do estudo cuja pergunta diretriz é: como os livros didáticos apresentam o conceito de semelhança? Para isso, foram examinados livros didáticos de três coleções do Brasil e três dos Estados Unidos. Uma síntese da literatura relacionada à pesquisa de livros didáticos e ao ensino e à aprendizagem do conceito de semelhança é apresentada, e o referencial teórico explora semelhança como posicionada na encruzilhada da geometria e do número para descrever as maneiras pelas quais diferentes livros didáticos a abordam. A sequência de tópicos e tarefas presentes em cada livro são descritas e, em seguida, as comparações são feitas. Havia teoremas e tipos de problemas apresentados de maneira consistente em todos os livros didáticos, mas foram identificadas diferenças nas expectativas relacionadas à prova e ao uso de coordenadas e transformações geométricas. Apenas os livros didáticos nos Estados Unidos incluíam o uso de transformações e coordenadas e colocavam mais ênfase na prova formal. Ainda são apresentadas implicações para o ensino e a aprendizagem da semelhança.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rúbia Barcelos Amaral Zulatto, UNICAMP

Livre-Docente em Educação Matemática

Karen Hollebrands, North Carolina State University

Ph.D., Curriculum & Instruction with emphasis in Mathematics Education

Referências

Author 1; Author 2. (2017).

Brazil (2017). Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Ministério da Educação.<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Access in: 17/08/2021.

Carter, John A.; Cuevas, Gilbert J.; Day, Roger; Malloy, Carol E. (2012). Integrated Math. Vol. 2. Columbus, OH: McGraw Hill.

Centurión, Marilia; Jakubovic, José (2012). Matemática: teoria e contexto. São Paulo: Saraiva.

Chazan, Daniel. (1987). Similarity: Unraveling a conceptual knot with the aid of technology. In Proceedings of the Eleventh International Conference of the Psychology of Mathematics Education (pp. 3–9). Montreal: PME.

Choppin, A. (2004). Educação e Pesquisa. São Paulo. n.3, v.30. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED383532.pdf>.

Choppin, Alain. (2004). História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. <https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300012>.

Costa, Jéssica Serra Corrêa & Bittar, Marilena (2019). A teoria antropológica do didático no estudo do cálculo mental. Educação Matemática Pesquisa. n.5 v.21. <https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p445-454>.

Cox, Dana. (2013). Similarity in middle school mathematics: at the crossroads of geometry and number. Mathematical Thinking and Learning, 15(1), 3–23. <https://doi.org/10.1080/10986065.2013.738377>

Cox, Dana; Lo, Jane-Jane. (2014). Detecting distortion: bridging visual and quantitative reasoning on similarity tasks. Mathematics Education Research Journal. 26, p.1-23. <https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs13394-013-0108-1>.

Fan, Lianghuo. (2013). Textbook research as scientific research: Towards a common ground on issues and methods of research on mathematics textbooks. ZDM – Int J Math Educ. 45, 765–777. <https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11858-013-0530-6>.

Freeman, Donald J.; Porter, Andrew C. (1989). Do textbooks dictate the content of Mathematics instruction in Elementary Schools? American Educational Research Journal, 3(26). Fall. <https://doi.org/10.3102/00028312026003403>

Guimarães, Gilda; Gitirana, Veronica; Cavalcanti, Milka; Marques, Mabel. (2007). Livros didáticos de matemática nas séries iniciais: análise das atividades sobre gráficos e tabelas. In: Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais. Belo Horizonte. https://www.researchgate.net/profile/GildaGuimaraes/publication/305116276_Livros_Didaticos_de_Matematica_nas_Series_Iniciais_analise_das_atividades_sobre_graficos_e_tabelas/links/578cda5408ae59aa668149ce/Livros-Didaticos-de-Matematica-nas-Series-Iniciais-analise-das-atividades-sobre-graficos-e-tabelas.pdf>.

Hart, Kim M. (1984). Ratio: children’s strategies and errors. A report of the strategies and errors in secondary mathematics project. London: NFER-Nelson.

Hirsch, Christian; Fey, James; Hart, Eric; Schoen, Harold; Watkins, Ann. (2015). Core-Plus Mathematics Contemporary Mathematics in Context. Columbus, OH: McGraw Hill.

Johnsen, Egil B. (1993). Textbooks in the kaleidoscope: A critical survey of literature and research on educational texts. Oslo: Scandinavian University Press.

Jones, Dustin; Tarr, James. (2007). An examination of the levels of cognitive demand required by probability tasks in middle grades mathematics textbooks. Statistics Education Research Journal. 6. 4-27. <https://www.academia.edu/26156030/An_Examination_of_the_Levels_of_Cogitive_Demand_Required_by_Probability_Tasks_in_Middle_Grades_Mathematics_TEXTBOOKS2?bulkDownload=thisPaper-topRelated-sameAuthor-citingThis-citedByThis-secondOrderCitations&from=cover_page>.

Kanold, Timothy D.; Burger, Edward B.; Dixon, Juli K.; Larson, Matthew, R.; Leinwand, Steven J. (2015). Integrated mathematics. Orlando, FL: Houghton Mifflin Harcourt.

Kaput, James J.; West, Maria M. (1994). Missing-value proportional reasoning problems: Factors affecting informal reasoning patterns. In: The development of multiplicative reasoning in the learning of mathematics (pp. 235-287). Albany: State University of New York Press. <https://psycnet.apa.org/record/1994-98042-005>.

Lajolo, Marisa. (1996). Livro didático e qualidade de ensino. In: Em aberto. Ministério da Educação e Desporto SEDIAE/INEP, v.16, n.69. <https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.16i69.2061>.

Lamon, Susan J. (1993). Ratio and proportion: Connecting content and children’s thinking. Journal for Research in Mathematics Education, 24, 41-61. <https://doi.org/10.5951/jresematheduc.24.1.0041>.

Lemos, Maria Patrícia F. (2006). O estudo do tratamento da informação nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental. Ciência e Educação, v.12, n.2, p.171-184. <https://doi.org/10.1590/S1516-73132006000200005>.

Lehrer, Richard; Strom, Dolores; Confrey, Jere. (2002). Grounding metaphors and inscriptional resonance: Children's emerging understanding of mathematical similarity. Cognition and Instruction, 20 (3), 359-398. <https://doi.org/10.1207/S1532690XCI2003_3>.

Leonardo, Fabio.M. (2010). Projeto Araribá: Matemática. São Paulo: Moderna.

Lo, Jane-Jane; Cox, Dana; Mingus, Tabitha. (2006). A conceptual-based curricular analysis of the concept of similarity. In Proceedings of the Eleventh International Conference of the Psychology of Mathematics Education (pp. 3–9). v.2, p.222-228.

Silva, Ezequiel T. (1996). Livro didático: do ritual de passagem à ultrapassagem. In: Em aberto. Ministério da Educação e Desporto SEDIAE/INEP, v.16, n.69. <https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.16i69.%25p>.

Silva, Maria Célia L. (2005). A geometria escolar ontem e hoje: algumas reflexões sobre livros didáticos de Matemática. Revista Iberoamericana de Educación Matemática. n.3, Septiembre. p.73-85. <http://funes.uniandes.edu.co/14570/>.

Souza, Joamir R; Pataro, Patrícia R.M. (2012). Vontade de saber. São Paulo: FTD.

Swoboda Ewa; Tocki, Jerzy. (2002). How to prepare prospective teachers to teach mathematics: some remarks. Paper presented at the Second International Conference on the Teaching of Mathematics (at the undergraduate level), Crete, Greece. <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.469.9549&rep=rep1&type=pdf>.

Tall, David. O.; Vinner, Shlomo. (1981). Concept image and concept definition in mathematics, with particular reference to limits and continuity. Educational Studies in Mathematics, 12, 151-169. <https://link.springer.com/article/10.1007/BF00305619>.

Valverde, Gilbert A.; Bianchi, Leonard. J; Wolfe, Richard G.; Schimdt, William H.; Houang, Richard T. (2002). According to the book: using TIMSS to investigate the translation of policy into practice through the world of textbooks. Dordrecht: Kluwer.

Van den Brink, Jan; Streefland, Leen. (1979). Young children (6–8) - Ratio and proportion. Educational Studies in Mathematics, 10(4), 403–420. <https://www.jstor.org/stable/3481826?casa_token=TqqAtIfRYWIAAAAA%3AjRNKhMhXcv59XUtg5Nfo5wjS4BpLdgAdYggfNT0QMVshvHeabAnhNJOHh0IoexFuFWP_UhcPLEwrI7Vml0ORAyuAtHe1KSdcI31alVTpiSOYmo_OOE&seq=1#metadata_info_tab_contents>.

Downloads

Publicado

2023-08-20

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU