Equações diofantinas lineares por meio da resolução de problemas
possibilidades para cursos de licenciatura em matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p322-343Palavras-chave:
Educação matemática, Teoria dos números, Ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemasResumo
O estudo das equações diofantinas teve início a partir das proposições de Diofanto de Alexandria, atualmente sendo capaz de subsidiar a resolução de problemas em diversas áreas e o trabalho com números inteiros em diversos contextos. Assim, este tópico tem sido abordado em cursos de licenciatura em matemática, especialmente na disciplina Teoria dos Números. Ao considerarmos estes aspectos, objetivamos apresentar uma possibilidade de trabalho com equações diofantinas lineares por meio da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas (MEAAMaRP), adotada pelo Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP), para cursos de licenciatura em matemática, a partir de uma experiência realizada em uma aula-piloto de um programa de pós-graduação. Para tanto, seguimos o paradigma qualitativo de pesquisa e realizamos uma intervenção em uma disciplina de um programa de pós-graduação em educação matemática com características de um experimento de ensino. Seguimos as dez etapas propostas para resolver um problema segundo a MEAAMaRP e utilizamos a análise de conteúdo para a organização e tratamento dos dados, principalmente suas três principais fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretação. Pudemos constatar que os participantes se apropriaram do conceito de equações diofantinas lineares e realizaram inferências a partir do diálogo e tentativas de resolução dos problemas geradores. Assim, indicamos o trabalho com a resolução de problemas em cursos de licenciatura em matemática, já que é ele capaz de possibilitar ao estudante o desenvolvimento da autonomia e o trabalho em grupo, entre outros resultados.
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