Modelo praxeológico alternativo para a identificação de números primos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p008-058

Palavras-chave:

Números primos, Fórmulas geradoras de primos, Educação matemática, Teoria antropológica do didático

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um modelo praxeológico alternativo para identificação dos números primos em um intervalo qualquer de números. O estudo fundamenta-se na Teoria Antropológica do Didático (TAD). O modelo alternativo refere-se à criação de duas fórmulas que, combinadas, são geradoras de números primos em qualquer intervalo de número. Tais fórmulas foram construídas a partir de modelos de referência da álgebra básica e de conceitos da teoria dos números. Prospecta-se que o modelo construído seja aplicado nas escolas de educação básica e nos cursos de licenciatura que lidam com matemática, em variados níveis.

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Biografia do Autor

Gladys Maria Bezerra de Souza, Universidade Federal de Roraima

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática

João de Ribamar Silva, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática

José Messildo Viana Nunes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática

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Publicado

2024-04-30